A transformação da sociedade começa com a relação entre as organizações e as pessoas. Esta foi a temática do painel realizado no segundo dia do Encontro Estadual dos Observatórios Sociais do Rio Grande do Sul com a presença da presidente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter.
Neste segundo dia do evento, 23 de novembro, Maria Elena foi convidada para participar do painel “Fortalecendo as relações entre as organizações e a sociedade” abordando o assunto “Cases de sucesso na gestão de voluntários”. Também participaram do seminário a Coordenadora do Programa de Voluntariado do SESC, Leila Anastácio, Vice-presidente do Voluntariado do Instituto do Câncer Infantil, Sylvia Lawson Foster e Caroline Martins Borges, Coordenadora de Recursos Humanos também da instituição.
Na oportunidade, Maria Elena apresentou as diferenças sobre os conceitos de voluntariado organizado e de voluntarismo. Para ela, o voluntariado organizado pressupõe a vontade do indivíduo de engajar-se a causa, ou seja, esse passo realizado requer o desprendimento do próprio interesse pessoal para ir além. Nisto implica a disponibilidade de tempo, conhecimento e emoção do voluntário, resultando em uma efetiva participação e um compartilhamento de experiências. Quando uma pessoa consegue colocar em prática este propósito em sua vida exerce cidadania. Não é um simples assistencialismo, ajudar quem, como e da forma que a alguém deseja, mas, de fato ir ao encontro da causa da Organização da Sociedade Civil (OSC) e, assim, envolver-se.
A presidente da Parceiros propõe a reflexão sobre a cultura brasileira da solidariedade em contraposição a cultura de outros países que é de participação. Maria Elena afirma que há uma necessidade de gestão nas instituições, uma busca de apresentação de resultados que resultarão o interesse do envolvimento de mais agentes sociais. O resultado de uma ação mostra claramente o benefício do trabalho voluntariado de uma OSC para a sociedade.
O 7º Encontro Estadual dos Observatórios Sociais do Rio Grande do Sul foi realizado no dia 22 e 23 de novembro, no Auditório Werner Ducati. O evento foi organizado pelo Observatório Social de Porto Alegre e Gravataí.