A gratidão para o voluntariado não se resume apenas por quem é beneficiário. Desde de 17 de dezembro de 1985, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu por meio da resolução 40/112 que 5 de dezembro é o Dia Internacional do Voluntário. São 33 anos de celebração pelo trabalho realizado por todos aqueles que são voluntários no mundo.
A ONU criou está data justamente para estimular que os governos reconheçam a importância deste serviço voluntário prestado. Assim, esta data, faz com que os governantes tomem medidas para aumentar a consciência desta contribuição voluntária e possam incentivar que mais pessoas despertem a sua disposição para se engajarem em causas sociais.
Da mesma forma, é um convite para que as organizações promovam atividades que mostrem o que fazem e como isso impacta a sociedade diretamente. Além de gerarem razões para que mais indivíduos exerçam cidadania na sua comunidade.
Quem é o voluntário brasileiro?
De acordo com o último estudo “Outras formas de trabalho 2017” do IBGE, 7,4 milhões de brasileiros realizam trabalho voluntário. Isto corresponde a 4,4% da população do Brasil de mais de 14 anos. Em comparação com 2016, houve um aumento de 12,9% no número de indivíduos que exercem essa atividade. Há dois anos, eram 6,5 milhões o número de pessoas.
As mulheres permanecem realizando mais atividades voluntárias em comparação com os homens no país. São 5,1% frente a 3,5%. A maior taxa de realização foi registrada entre o público feminino da Região Norte (6,6%). O Sul é a segunda região onde as mulheres mais realizam trabalho voluntário (6%).
Outro índice interessante mostra que a maior parte dos voluntários brasileiros exercem uma profissão. São 4,7% dos ocupados em comparação com 3,9% dos não ocupados. Esta proporção é perceptível em todas as grandes regiões do Brasil.
Convite da Parceiros Voluntários
E você já pensou em ser voluntário? Agende uma Reunião de Conscientização através do site da ONG Parceiros Voluntários. Você recebe todas as informações necessárias para o desenvolvimento da sua atividade voluntária, entender o conceito de Responsabilidade Social Individual e como funciona na prática o voluntariado organizado.
Se interessou?