Bate-papo, olho no olho e um lanchinho são alguns elementos que fazem o Café com OSC da ONG Parceiros Voluntários. O último evento aconteceu no dia 21 de novembro, na sede da Parceiros. A temática abordada foi o empreendedorismo social abordado pela coordenadora local do Programa Viva Voluntário, Luana Amorin.
Os representantes das Organizações de Sociedade Civil presentes foram convidados a responder o que é empreendedorismo social e a refletir sobre os diferentes modelos para unir receita das OSCs e impacto social.
Como Luana explicou o empreendedorismo social significa encontrar uma necessidade não atendida e criar uma ideia que muda este cenário. A base sustentável das ações nas organizações é criar vínculos com o usuário e gerar impacto social para a sociedade. Para isto os desafios das equipes envolvem medir de forma sistemática e consistente os resultados e manter a comunicação forma assertiva com as partes interessadas. Escutar o usuário e envolvê-lo nos processos é um fator de sucesso para as OSC.
Vinte e uma instituições participaram do Café. Entre eles estavam NCC Belém, Casa Menino Jesus de Praga, ONG Parceiros Voluntários, Casa da Criança Nossa Senhora Auxiliadora, Icye Brasil (Intercâmbio Cultural do Exterior), Cruz Vermelha, Instituto Wilkok, Associação Saúde Criança de Porto alegre, Clube de Reciclagem Morro da Cruz, AGAFAPE (associação Gaúcha de Familiares de Pacientes Esquizofrênicos, ARELA (Associação Regional Esclerose Lateral Amiotrófica), Kinder, AAPPAD (Associação dos Amigos, Parentes e Portadores de Ataxias Dominantes), ACELB (Associação de Cegos Louis Braille) , Instituto Educação Infantil Madre Teresa, ACAS e PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
O Café com OSC é momento para refletir, olhar desafios, compartilhar experiências e produzir alguns insights sobre temas estratégicos para as Organizações da Sociedade Civil.