Unir cultura e voluntariado é possível? A Unidade da Parceiros Voluntários em Nova Prata está mostrando que sim!
Tudo começou com o desenvolvimento de um projeto que proporcionava a crianças e adolescentes o reconhecimento e envolvimento com a produção artística e, consequentemente, a oportunidade destes jovens se tornarem novos agentes culturais. Este é o Projeto Arte e Cultura, realizado entre 2017 e 2018, que, ao mesmo tempo, disseminava a cultura do voluntariado organizado, resgatando valores da pluralidade e da diversidade cultural.
Com os resultados positivos do programa, pais, professores e conhecidos dos participantes começaram a questionar a realização de um trabalho igual para o público adulto. Assim nasce, em 2019, o Arte Pra Gente! A Coordenadora da Unidade de Nova Prata, Anamaria de Medeiros Rigo, explica que Ana Lúcia Perin, artista plástica e voluntária, trouxe a proposta para a Parceiros Voluntários e a unidade abraçou a ideia. A Parceiros convidou muitos artistas para participar do projeto e os mesmos aceitaram ser voluntários, compartilhando o conhecimento, tempo e talento aos participantes. Anamaria afirma que o que motiva a unidade a realizar estes projetos são os depoimentos dos participantes. “O que nos impulsiona e nos deixa otimistas que o projeto tem valor e fundamento são os seguintes relatos: ‘Pretendo refazer o curso Arte & Cultura pois para mim foi algo que acrescentou muito, tanto em experiência quanto em aprendizagem, gostaria muito de fazer parte novamente e compartilhar as ideias trazidas pelos artistas e saber cada vez mais sobre a história que abrange a arte’, dito pela aluna do programa Ana Carolina Borges. E também outro depoimento da participante Júlia Casanova Ferronato: ‘Quero fazer novamente (o projeto Arte & Cultura ) para, primeiramente, aprender mais coisas e reencontrar meus amigos que fiz no curso’”, relembra a coordenadora da Parceiros em Nova Prata.
O projeto tem como fundamento estimular o hábito de visitar espaços culturais do município e apresenta como diferencial um roteiro itinerante, ou seja, os jovens e adultos conhecem a arte por meio da criação, produção e apreciação dos lugares propostos. As visitas ocorrem em atelieres, estúdios, museus e espaços culturais, entre outros. E como desdobramento aos participantes proporcionará o conhecimento de onde a arte é produzida, como é desenvolvida e apreciada e estimulará a valorização da arte e dos artistas. Também serão ofertadas oficinas de pintura e restauração em madeira, artesanato em tecido, artes plásticas com terra, arte em cerâmica, fotografia, biscoitos artesanais e pintura em aquarelas.
Na abertura das atividades, no dia 4 de abril, foi realizada uma Reunião de Conscientização (RC). Este momento é para as pessoas entenderem como podem ser voluntárias, compreenderem o conceito de Responsabilidade Social Individual e como funciona na prática o voluntariado organizado. Os encontros acontecem nas quartas-feiras, das 18h às 19h30m. “É importante ressaltar que desses projetos podem surgir novos artistas, mas se isso não acontece eles serão grandes apreciadores da Arte!”, ressalta Anamaria.
Está curioso para saber mais sobre o programa? Confere este documentário sobre o Projeto Arte & Cultura realizado com crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos.