Quando se canta o Hino Nacional Brasileiro, se exalta a natureza do país, as riquezas naturais da nação e o povo dessa terra. Mas um cartaz de dois tribeiros do Núcleo de Sustentabilidade São Judas (NUS), Mari Ribeiro e Bruno Zanette, questiona “Nossos bosques têm mais vida?”. No último domingo, 17 de março, os estudantes do Colégio São Judas Tadeu e a ONG Toda vida organizaram uma manifestação sobre a crise climática no mundo na Redenção (Parque Farroupilha), em Porto Alegre. A colaboradora da Parceiros Voluntários Isabelle Ghiorzi (Valores na Educação) e a equipe de Comunicação da organização também participaram do evento.
A chuva não impediu o movimento organizado por crianças e adolescentes marcar presença no Monumento ao Expedicionário, popularmente conhecido como o Arco da Redenção. A manifestação “Jovens contra as mudanças climáticas” uniu-se há milhares de manifestantes em países como a Bélgica, Holanda, Alemanha, Suíça e França. Segundo o jornal britânico The Guardian, na Alemanha e Austrália, cerca de 70 mil jovens fizeram protestos pelo clima toda semana, em 270 cidades.
Mari e Bruno, integrantes do NUS, ressaltaram a importância do trabalho desenvolvido por eles e os colegas no Núcleo de Sustentabilidade.