No dia 14 de dezembro, trinta funcionários da Empresa Hughes juntamente com a ONG Parceiros Voluntários desenvolveram uma ação de voluntariado na comunidade rural da Ilha do Bororé, em São Paulo. Também cooperaram com a realização do programa de voluntariado empresarial os coletivos Casa Ecoativa, Imargem e Sementeira de Direitos. Foram realizadas atividades com foco educativo e que proporcionassem o compartilhamento de experiências entre os voluntários e a comunidade.
Entre os trabalhos desenvolvidos no dia tiveram 1)Terra ao prato: gastronomia na permacultura, 2)Horta “Pra Colher, tem que plantar”: agricultura urbana na permacultura e 3)“Arte-Cultura- Bambu-Madeira”: bioconstrução na permacultura. Todas as oficinas tinham como objetivo despertar tanto nos voluntários quanto nos jovens de Bororé o ensino da preservação do meio ambiente, a realização de atividades sustentáveis e o uso de tecnologias com recursos naturais que contribua com o desenvolvimento humano.
Para Patrícia Focchi, coordenadora da unidade de São Paulo da Parceiros Voluntários, ações sociais de voluntariado proporcionam uma nova visão da cidadania, estabelecida a partir da interação entre os indivíduos e da empatia. “Um dia como este é extremamente enriquecedor para todos os envolvidos, da comunidade aos voluntários. Celebramos a importância da participação social e do voluntariado como forma de reduzir as diferenças, atuando por meio da educação”, afirma.
A ação de mobilização na ilha foi realizada na Casa Ecoativa. Este é o ambiente do programa de gestão ambiental participativo do bairro que possui um espaço de convivência. Desde 1998, a Casa tem articulado e construído propostas e atividades sócio- eco-culturais. Atualmente, os integrantes do projeto trabalham com o resgate da cultura da comunidade, valorizando os artistas populares da região e ações voltadas à preservação do meio ambiente. A gestão é feita por um coletivo que teve início a partir de atuações conjuntas na Escola Estadual Adrião Bernardes com a oficina de horta escolar e permacultura.