Reunir em uma sala 35 meninas para dialogar sobre empoderamento e empreendedorismo feminino é possível. Isso acontece desde 27 de setembro no Bairro Bom Jesus. A partir do Projeto Atena Jovem, as adolescentes criaram e colocaram em prática duas propostas de desenvolvimento social em sua comunidade: a TV Atena Jovem e a Patrulha Atena Jovem. No primeiro projeto, as meninas entrevistaram empreendedoras sociais e divulgaram diferentes acontecimentos positivos locais. Já na Patrulha, as garotas realizaram ações no bairro onde vivem, como a reforma de uma praça e um brechó social. A iniciativa é uma realização do Instituto Lojas Renner, com metodologia da ONG Parceiros Voluntários.
Os dois projetos foram apresentados para uma banca avaliadora, composta por integrantes do Instituto Lojas Renner, Parceiros Voluntários, OAB/RS e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no dia 5 de dezembro. Em 2019, as jovens seguirão tendo acompanhamento para ampliarem as ações.
Na última quarta-feira, dia 12, houve a finalização das atividades de 2018, com a presença de líderes sociais. As participantes foram certificadas pela conclusão deste 2º ciclo do programa – o 1º terminou em setembro –, sendo reconhecidas pelo desenvolvimento de atividades que fazem a diferença na comunidade.
O Projeto Atena Jovem visa a proporcionar uma educação em valores e desenvolvimento humano, empoderamento feminino, potencialização das habilidades afetivas, sociais e éticas, para que estas jovens desenvolvam e exercitem seu papel de liderança e empreendedorismo social na busca de uma sociedade mais justa e de igualdade para todos. Nos encontros, foram trabalhados tópicos como desenvolvimento sustentável, fortalecimento de vínculos, gestão da emoção, comunicação não violenta, qualificação para o mercado de trabalho, participação social, empreendedorismo, planejamento e ferramentas de gestão.