A ONG Parceiros Voluntários realizou no dia 23 de outubro o Workshop “Novos olhares, novas atitudes. Organizações da sociedade civil: como potencializar o voluntariado empresarial?” O evento reuniu dezenas de profissionais ligados ao Terceiro Setor e empresas na sede do CIVI-CO, espaço de inovação e troca voltado a empreendedores cívico-sociais em São Paulo (SP), promovendo um momento especial de integração aos participantes.
O workshop contou com a participação de um público bastante diverso, trazendo representantes de empresas que realizam o voluntariado empresarial e gestores de organizações da sociedade civil. Todos se dividiram em grupos para dialogar sobre os desafios enfrentados por cada uma dessas áreas por meio de uma importante reflexão sobre as diferentes necessidades de cada uma delas, em busca de um consenso sobre como atendê-las. Os principais desafios apontados foram: engajamento, comprometimento e retenção de voluntários, dificuldades e concorrência na mobilização de recursos – em especial financeiros, boas práticas para apoio a projetos sociais e, no caso do mundo corporativo, como sensibilizar altos executivos para torná-los apoiadores e promotores de iniciativas solidárias.
Os participantes ainda tiveram a oportunidade de assistir a três palestras com importantes referências na gestão do Terceiro Setor brasileiro. Abrindo o ciclo, Celina Prado – gestora do Centro Social Carisma, localizado em Osasco (SP), abordou a importância das instituições buscarem parceiros das quais de fato estejam alinhados estrategicamente às causas defendidas e aos valores promovidos junto à sociedade, visando à construção de uma relação de longo prazo estruturada e baseada numa troca relevante para ambos. Exaltou ainda a importância do voluntariado não só às instituições, mas para construção de uma sociedade melhor. “Cidadania plena só se consegue quando se tem compromisso com o voluntariado”, afirmou Celina.
Paulo Boneff, gerente de responsabilidade social da Gerdau, realizou a segunda palestra da tarde. Ele apresentou a estrutura do Programa de Voluntariado nos países onde a empresa atua e trouxe aos participantes uma importante reflexão, sobre como as novas gerações estão chegando ao mercado de trabalho com propósitos e valores diferentes, inovando a relação colaborador/empresa sob um novo ponto de vista: a relevância social daquilo que fazem. Trouxe também a importância do marketing de causa às empresas, estabelecendo critérios que devem nortear a escolha de ações e parceiros seguindo suas políticas e seus princípios de atuação. Diante disso, mostrou cases de sucesso de iniciativas sociais apoiadas pela Gerdau. “Eventos como este são importantes para conectar atores do 3º setor com profissionais e empresas que atuam com investimento social, favorecendo o compartilhamento de experiências e conhecimento. A atuação em rede fortalece o impacto social das nossas iniciativas, gerando mais ganhos à sociedade”, afirmou Paulo.
Para fechar o ciclo, Maria Inês Lara, coordenadora do Programa Fortalecimento da Teia Social da Parceiros Voluntários, trouxe em sua palestra a importância da união para promover a transformação social. “Por trás de qualquer dificuldade, prevalece o ser humano”, afirmou Maria Inês. Seguindo esta premissa, sua apresentação mostrou como é possível partir de uma ação solitária, individual, para uma ação solidária, porém com a necessidade de se entender os problemas a partir de múltiplas facetas, possibilitando diferentes abordagens das soluções. Sobre a importância deste workshop, ela ressalta: “reunir pessoas e promover a reflexão é também uma maneira de promovermos nossa transformação pessoal”.
Ao fim, os participantes do workshop tiveram a oportunidade de se reunir novamente em grupos para dialogar sobre os desafios apontados no início das atividades e propor uma nova maneira de abordá-los, compartilhando com os demais suas conclusões. De acordo com Patrícia Focchi, organizadora do evento e coordenadora da unidade de São Paulo da Parceiros Voluntários, “o movimento voluntário é considerado uma força de mobilização e de realização, com potencial para agregar valores e resultados aos milhares de pessoas e comunidades.”
Ainda de acordo com Patrícia, o evento cumpriu com seu objetivo. “O workshop proporcionou reflexões sobre o tema voluntariado corporativo sobre as diferentes perspectivas dos principais atores: instituições, empresas e voluntários”.