Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntário – 28 de agosto, a Rede Parceiros Voluntários realiza a 11ª edição do Desafio Voluntário. A iniciativa nasceu do desejo de conscientizar e mobilizar as pessoas e organizações para a prática do voluntariado por meio de ações que são desenvolvidas nos dias que precedem e sucedem a data.
Para a Parceiros, “voluntário é toda pessoa ou organização que, motivada pelos valores de participação e solidariedade, disponibiliza o seu tempo, seu conhecimento e a sua emoção para causas de interesse social e comunitário”. O Desafio Voluntário possibilita que pessoas dos mais variados perfis se engajem para realizar ações de impacto positivo em suas comunidades. É a comunidade fazendo pela comunidade!
Neste ano, em Porto Alegre, será realizado no dia 28 de agosto, uma feira com Organizações da Sociedade Civil, voluntários, escolas e apresentações culturais no Largo Glênio Peres, das 13h às 17h. Fernanda Fraga Rodrigues, coordenação de Educação Infantil na ACOMPAR ressalta que a organização está cada vez mais imbuída em divulgar a cultura do voluntariado na comunidade onde está inserida, pois é uma ação que proporciona qualidade no atendimento às famílias. “Os voluntários contribuem com o desenvolvimento sustentável da instituição, nos proporcionam conhecimento e compromisso ao mesmo tempo que são solidários. São pessoas que doam seu tempo por uma causa, e, com excelência, são agentes transformadores da realidade social”, explica Fernanda.
A coordenadora do Projeto Reiki do Grupo de Aprimoramento da Vida (GAV), Liane Jochims, outra organização participante do Desafio Voluntário, acredita que voluntariado é oportunidade das pessoas se integrarem na sociedade e criarem um mundo melhor. “O dia do voluntariado é uma forma de honrar as pessoas que se disponibilizam para ajudar o próximo e também ajuda a mobilização de mais voluntários em diferentes áreas. Trazer o sonho para a realidade”, afirma Liane. Para Enilda Ferreira, representante do Instituto Nacional da Próstata (INPRÓS), a importância da celebração do Dia do Voluntário está em reconhecer a necessidade da solidariedade entre as pessoas. “A importância do trabalho voluntário é a medida exata da capacidade de solidariedade de um grupo humano! Só é capaz de ações voluntárias quem se sabe como um ser humano pleno, com todas as nossas fragilidades! Somos os animais mais fracos na cadeia biológica e precisamos de 300 dias para nos movermos em busca de alimento…”, celebra Enilda.
Em 2018, a décima edição da iniciativa mobilizou 20.266 pessoas em doze municípios do Rio Grande do Sul. Foram realizadas mais de 216 ações que oportunizaram para pessoas, empresas, escolas e organizações da sociedade civil uma experiência de voluntariado com uma única regra: promover o bem!
Não é apenas na capital gaúcha que acontece o Desafio Voluntário! Em diversas regiões do Rio Grande do Sul, estão previstas pelas Unidades da Parceiros Voluntários diversas ações que vão impactar as comunidades.
Como você pode participar das ações do Desafio Voluntário? Planeje uma atividade voluntária, escolha o local para desenvolvê-la e registre a ação.
– Bento Gonçalves: registre a sua ação pelo parceiros@parceirosvoluntarios-bg.org.br. Realize-a entre os dias 26 e 27 de agosto.
– Canoas: inscreva-se pelos email parceirosvoluntarios@cicscanoas.com.br ou comunicacaopv@cicscanoas.com.br até o dia 23 de agosto. As atividades voluntárias acontecem nos dias 26 a 31 de agosto.
– Caxias do Sul: registre a sua ação pelo coordenacao@parceiros.org.br. Realize-a entre os dias 26 e 27 de agosto.
– Encantado: registre a sua ação pelo link www.upvencantado.wix.com/desafiovoluntario. Realize a sua atividade entre os dias 24 e 31 de agosto.
– Lajeado: registre sua ação pelo e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br. Realize-a entres os dias 24 e 31 de agosto.
– Marau: registre a sua ação pelo parceirosvoluntarios@acim-marau.com.br. Realize-a entre os dias 26 e 27 de agosto.
– Nova Prata: registre a sua ação pelo parceirosnp@cinnpt.com.br. Realize-a entre os dias 26 e 27 de agosto.