Diferentes fatores indicam que a responsabilidade social é hoje parte importante da gestão de negócios. Uma pesquisa realizada pela Instituto ADVB de Responsabilidade Social – Ires, junto a 3,2 mil empresas de todo o país, mostra que em 89% delas as ações nessa área estão integradas ao planejamento. Em 94%, a governança corporativa também se posiciona estrategicamente em relação ao tema e em 82% a alta administração participa e se envolve em programas sociais.
“A partir do momento em que a responsabilidade social passa a ser coerente com a percepção estratégica, e não é mais um desejo do diretor ou do presidente da empresa, é um processo irreversível, ela entra no DNA da companhia”, avalia Lívio Giosa, coordenador geral do Ires e da pesquisa.
Apesar do avanço, ressalva Giosa, muitos setores ainda estão distantes das práticas socialmente responsáveis e há um vasto campo para o conceito ganhar corpo na sociedade. Falta, por exemplo, ampliar o espectro das iniciativas, com ênfase na comunicação com os clientes e consumidores e maior esforço para integrar toda a cadeia de valor.
“Só 29% das empresas desenvolvem programas para organizar uma rede de fornecedores socialmente responsável”, diz Giosa. Para ele, o indicador mostra que as companhias ainda não têm visão de rede e desprezam a oportunidade de falar com seus parceiros e somar mais responsabilidade social à cadeia de negócios.
As empresas também perdem oportunidades junto aos clientes. A opinião dos consumidores não é uma preocupação para 82% das participantes da pesquisa. Segundo Giosa, as companhias precisam melhorar o fluxo de informações com o cliente, que é quem decide a compra. E a gestão socialmente responsável pode ser uma vantagem competitiva que permitirá ao consumidor “fazer escolhas além da opção preço”.
Apenas 11% das empresas pesquisadas divulgaram as ações sociais realizadas nos últimos três anos. E a maioria (57%) não utiliza marketing social ou marketing de causas para divulgar seus projetos.
Célia Rosemblum, de São Paulo
Fonte: Jornal O Valor
Data: 29/12/2008