* Tim Ogdem
À medida que saímos de uma era de abundância e entramos numa era de parcimônia, achamos muito útil inaugurar a série de debates sobre “um ou outro”, nas áreas em que o Investimento Social Privado atua. Apesar de não existir falta de temas que poderiam se beneficiar de uma discussão aberta e honesta sobre prós e contras em diversas perspectivas, nós achamos que os cinco temas gerais (educação, ambiente, saúde, políticas públicas na filantropia e avaliação) apresentados aqui são de amplo interesse tanto para os doadores, quanto para as ONGs do mundo.
Em cada uma dessas áreas há um tema mais urgente que os líderes de filantropia enfrentarão na próxima década. Nenhum fundo ou ONG pode fazer tudo o que precisa ser feito.
No entanto, você não precisa acreditar que aqueles que estão do outro lado destes debates estão sempre errados; você precisará se posicionar entre esses lados em questões como: para enfrentar o aquecimento global, você deveria apoiar ações de advocacy ou a “ação direta”? Com a educação em crise, é mais importante garantir que a educação básica esteja disponível para todos ou o acesso à educação superior de qualidade são a chave para uma mudança sistêmica?
Obviamente que as perspectivas apresentadas, aqui, pelos líderes de filantropia ao redor do mundo não são a palavra final e nem essa é a intenção. O propósito de enfatizar estas questões é estimular mais debate e discussões de modo que se reconheçam as sérias decisões a serem enfrentadas. Nós demos início convidando um grupo de jovens líderes de filantropia de diferentes regiões para comentar os debates. Os comentários deles estão incluídos ao longo dos artigos.
Caso tiver uma opinião sobre qualquer um destes temas – ou algum outro que demande decisões difíceis, adoraríamos recebê-lo. Nós continuaremos a publicar comentários inspiradores nestes temas tanto na versão impressa como no website da Alliance. O único requisito é que você tome uma posição: o que você escolheria?
Por isso, continue lendo, analise os argumentos e informe a nós e aos outros qual é a sua posição. Apostamos ter um debate vibrante e respeitoso que nos ajude a facilitar o dificultoso caminho de execução da tomada das mais duras decisões.