Um novo relatório mostra as embalagens sustentáveis como uma crescente preocupação dos consumidores, impulsionada por questões como ética, economia e ambientalismo, segundo a pesquisa da Datamonitor.
Matthew Adams, analista de consumo da Datamonitor e autor do relatório, disse “Embalagens Sustentáveis podem tornar-se o novo avanço notável nas exigências de consumo, da mesma forma como foram os orgânicos ou o comércio justo de produtos alimentares foram na ultima década.
Dos 15 países pesquisados pela Datamonitor, no segundo semestre de 2008, o Reino Unido tinha a maior percentagem de entrevistados com altos níveis de preocupação com as embalagens dos produtos domésticos, seguido pela China e Índia, com 56 e 53% respectivamente. Os EUA eram um dos menos preocupados, com 34%. Apenas a Alemanha, Brasil e Rússia pontuaram mais baixo.
Os resultados da pesquisa mostram também que, 49% dos consumidores acreditam que o design da embalagem exerce um alto ou médio nível de influência sobre a escolha dos produtos alimentares e bebidas. No entanto, desta percentagem, apenas 6% considerou que o atributo exerce um elevado grau de influência sobre as suas compras.
A Datamonitor afirma que poucos consumidores admitem a influência da embalagem sobre sua tomada de decisão, no entanto, o aumento da preocupação com questões ecológicas significará que a embalagem é uma questão cada vez mais proeminente.
Um dos métodos mais óbivos que os consumidores podem utilizar para fomentar a mudança de embalagens é o boicota aos produtos que não satisfaçam as suas necessidades ou expectativas.
Segundo o estudo, os consumidores estão começando a fazer suas decisões de compra com base em preocupações sobre o excesso de embalagens. Em 2008, 40% dos britânicos disseram buscar produtos alternativos, se consideram que a primeira escolha tem muita embalagem.
Balanço final: todas as empresas que tenham produtos embalados deveriam avaliar suas embalagens, a fim de alinhar-se a esta emergente tendência de consumo, diz a Datamonitor. Embalagens Sustentáveis não apenas benefiam o ambiente, como também os fabricantes e consumidores.
Produtores de embalagens estão entendendo a mensagem. A Embalagem sustentável deve crescer, chegando a 32% do total de embalagens no mercado mundial até 2014, contra apenas 21% em 2009, segundo um novo estudo de Pike Research.
E apesar dos desafios econômicos, o mercado americano de embalagens de alimentos e bebidas, de quase US$ 35 bilhões, por exemplo, tem muitas oportunidades para o aumento de opções em embalagens sustentáveis, de acordo com um novo relatório sobre papel, plástico, metal, vidro e embalagens flexíveis para as indústrias alimentícias e de bebidas.
Fonte: Equipe Agenda Sustentável (www.agendasustentavel.com.br)
HSM Online
08 de Julho de 2009