Maria Elena Pereira Johannpeter, presidente (voluntária) da ONG Parceiros Voluntários e a vice-reitora da UFRGS, Jane Tutikian, assinam na próxima sexta-feira (26), um acordo de cooperação entre as instituições para tratar de um tema fundamental para as ONGs gaúchas e brasileiras: o desenvolvimento de processos de gestão nas organizações sociais. A metodologia do curso Educando pela Transparência, criado pela Parceiros Voluntários em 2008, será aprimorada por meio do curso de pós-graduação em Administração para potencializar ainda mais os resultados alcançados até hoje em capacitações presenciais, semipresenciais e consultorias coletivas e individualizadas.
O QUE: Assinatura da ONG Parceiros Voluntários e UFRGS de Acordo de Cooperação para aperfeiçoamento da metodologia do curso Educando para a Transparência
DATA: 26 de janeiro de 2018 (sexta-feira)
HORÁRIO: 10h
LOCAL: Salão Nobre do Gabinete do Reitor (Av. Paulo Gama, 110 – 6º andar, Porto Alegre – Campus Centro)
– 96% das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) participantes desenvolveram planejamento.
– 92% das OSCs participantes passaram a utilizar ferramentas de gestão cotidianamente.
– As OSCs participantes estabeleceram 17 novas parcerias efetivas no período do curso, entre empresas, universidades e poder público.
– 72% das OSCs participantes desenvolveram novos projetos no período do curso.
– Os conteúdos das capacitações foram compartilhados pelos participantes com mais 110 colaboradores das OSCs.
Buscar uma gestão eficiente e transparente é um mandamento básico para o desenvolvimento. Este mandamento vale para as empresas, para os governos e também para as organizações não governamentais (ONGs), que querem manter suas portas abertas, desenvolver um trabalho sólido, relevante e de longo prazo. Ao aumentar a transparência e a ética em suas ações, as OSCs fortalecem a confiança com todos os envolvidos em sua causa e, com isso, asseguram níveis adequados de investimentos, doações, patrocínios, voluntariado e outras colaborações.
O Curso Educando para a Transparência é desenvolvido em três etapas, com atividades presenciais, semipresenciais e de acompanhamento, para que as OSCs adotem ferramentas de gestão para implementar os princípios de transparência e prestação de contas. A capacitação é voltada para dirigentes e/ou responsáveis pelo processo de gestão e/ou processo de prestação de contas da OSC.