O Museu da Imigração de Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo, recebeu a Exposição Fotográfica Itinerante Nas Trilhas da Cidadania que reuniu 50 fotografias produzidas por 150 estudantes de cinco escolas públicas da região. A abertura da mostra aconteceu no dia 3 de dezembro integrando a programação de aniversário da cidade.
O Projeto faz parte da solução Valores na Educação desenvolvida pela ONG Parceiros Voluntários com o patrocínio da empresa Denso Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e propunha a reflexão de ações voluntárias desenvolvidas nas comunidades escolares durante o ano de 2019. Participaram da estreia o Coordenador Executivo, Guilherme Borba, e o coordenador Local do Projeto Nas Trilhas da Cidadania, Lucas Muniz, ambos da Parceiros, a Secretária Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, Tânia Mara da Silva, o gerente de Comunicação Corporativa da Denso na América Latina, Renan Bertallia Sorrila e a gerente de Recursos Humanos da Denso, Melissa Gonçalves. Também estavam presentes os alunos e os professores representantes das Escolas de Ensino Fundamental do município Leonel de Moura Brizola, Angélica Sega Tremocoldi, Therezinha de Castro Pacheco Sbravatti, Charles Keese Dodson e Carmelina Pellegrino Cervone.
A Parceiros certificou os alunos que participaram da ação de mobilização. Na oportunidade, as crianças de cada instituição de ensino puderam apresentar o trabalho realizado. A exposição receberá visitas até o dia 14 de dezembro.
Entenda mais sobre o Projeto Nas Trilhas da Cidadania:
600 estudantes de escolas públicas das cidades de Palmas (TO), Salvador (BA), Vitória (ES) e Santa Bárbara d’Oeste foram desafiados a expressar a suas próprias histórias e a registrar as ações voluntárias desenvolvidas dentro das trilhas Educação para a Paz, Meio Ambiente e Cultura por meio da fotografia. Desses registros fotográficos nasce a exposição itinerante “Nas Trilhas da Cidadania”.
A ação de mobilização social estimula o protagonismo infantojuvenil por meio do voluntariado, empreendedorismo e da educação em valores éticos e de cidadania. Na primeira etapa do projeto, os estudantes participaram da capacitação “Desenvolvimento de Lideranças Juvenis”. A formação propõe despertar o pensamento crítico sobre os seus relacionamentos, a influência das redes sociais, as expectativas sobre o futuro, o mundo que desejam e também ensinar como fazer o planejamento de ações que transformem positivamente o contexto escolar e a comunidade onde vivem. Com base neste diagnóstico interno e externo, eles escolheram uma ou mais trilhas para trabalhar. Além das crianças e adolescentes, o projeto busca também mobilizar toda a comunidade escolar – equipe diretiva, professores e familiares – por meio do curso de “Qualificação de Educadores para a Participação Social e Mobilização Juvenil”.
O projeto recebeu o investimento por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal com o apoio financeiro do Facebook (Palmas, Salvador e Vitória) e da Denso Brasil (Santa Barbara d’Oeste).