Mais de 600 estudantes de Salvador (BA), Palmas (TO), Santa Bárbara d’Oeste (SP) e Vitória (ES) participaram de uma grande missão em 2019. Com uma câmera na mão e muita criatividade, os jovens foram desafiados a expressar suas próprias histórias e a registrar as ações voluntárias desenvolvidas em suas comunidades escolares ao longo do ano. Desses registros fotográficos nasceu a exposição itinerante Nas Trilhas da Cidadania, que revela como o trabalho voluntário está impactando a vida e os valores dos estudantes que participam do Projeto, criado pela ONG Parceiros Voluntários há 16 anos.
No dia 4 de novembro, Escola Municipal Pituaçu, em Salvador, e a Escola Municipal Rita de Cássia Oliveira, em Vitória fazem a estreia da mostra que irá reunir 50 fotografias produzidas pelos alunos de cada região (veja a programação completa abaixo). O projeto recebe investimento por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal com o apoio financeiro do Facebook (Palmas, Salvador e Vitória) e da Denso Brasil (Santa Barbara d’Oeste).
O principal objetivo da ação de mobilização social é estimular o protagonismo infantojuvenil por meio do voluntariado, empreendedorismo e da educação em valores éticos e de cidadania. “Nas oficinas, os jovens tiveram a oportunidade de explorar as possibilidades do exercício da fotografia e utilizar esse recurso para praticar a observação e o reconhecimento de suas identidades. Por meio das narrativas da imagem, eles expressam iniciativas pensadas por eles para trazerem benefícios ao seu universo escolar”, diz José Alfredo Nahas, superintendente da ONG Parceiros Voluntários.
Para Melissa Costa de Jesus, aluna da Escola Municipal de Pituaçu (Salvador), integrante de um grupo que projetou ações na Trilha da Educação para a Paz, a experiência oportunizou aprendizado e reflexão. “Fizemos cartazes e palestras falando sobre bullying, além de uma apresentação de dança. Espero que muita gente tenha aprendido e visto que não é bom praticar bullying”, contou a estudante. O projeto proporcionou integração e estimulou a autonomia dos alunos, ampliando horizontes. É a avaliação da professora Iracema Paixão dos Santos, da Escola Municipal de Pituaçu, para quem a participação nas Trilhas fez com que os alunos refletissem sobre questões importantes da escola e da sociedade. “Pensar sobre bullying, devastação versus preservação ambiental e outros temas ligados à cultura da paz, que andamos tão carentes, foi incrível. As possibilidades que os alunos construíram, conheceram e descobriram proporcionou um amadurecimento dessas questões, principalmente pensando no ponto de vista da autonomia”, comemorou a educadora.
Para Érico Simões Siqueira, aluno da Escola Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo (Vitória), as oficinas de fotografia foram um estímulo para sua paixão por computação gráfica em 3D. E o fizeram perceber a realidade com um olhar diferente. “Foi interessante conversar com os moradores de rua, saber o que eles pensam e o porquê de estarem lá, mudou bastante minha visão sobre eles. Entrei lá pensando que seria roubado, saí querendo abraçar todos eles”, explicou. O professor Ramirez Afonso, da mesma escola, também destacou essa mudança do olhar. “Não apenas no olhar contemplativo, mas também na visão crítica de mundo. O olhar, o envolvimento, a sensibilização e as propostas de mudanças provaram que cada um dos envolvidos foi impactado pelo sentimento de empatia. As mudanças práticas certamente serão vistas daqui pra frente. Não apenas em momentos pontuais, mas ao longo da vida desses estudantes”, festejou o educador.
Na primeira etapa do projeto Nas Trilhas da Cidadania, os estudantes participaram da capacitação “Desenvolvimento de Lideranças Juvenis”. A proposta é estimular o pensamento crítico sobre os seus relacionamentos, a influência das redes sociais, as expectativas de futuro, o mundo que deseja e também ensinar como fazer planejamento de ações que transformem o contexto escolar e a comunidade onde vivem. Com base neste planejamento desenvolvido pelos alunos, eles escolheram uma ou mais Trilhas para trabalhar – Educação Para a Paz, Meio Ambiente e Cultura. Além dos alunos, o projeto busca também mobilizar toda a comunidade escolar – equipe diretiva, professores e familiares – por meio do curso de “Qualificação de Educadores para Participação Social e Mobilização Juvenil”.
Conheça os locais que vão receber as Exposições Fotográficas Nas Trilhas da Cidadania em Salvador:
Conheça os locais que vão receber as Exposições Fotográficas Nas Trilhas da Cidadania em Vitória: