Ademir Sauthier, presidente da ACIS, e Maria Elena Pereira Johannpeter, presidente da ONG Parceiros Voluntários, receberam convidados autoridades, voluntários e empresários da região no almoço em homenagem aos 15 anos de atividades da ONG Parceiros Voluntários em Sapucaia do Sul. A cerimônia, em clima de premiações, contou também com a palestra O poder transformador social, econômico e sustentável do movimento voluntário e seus benefícios, proferido pela fundadora da ONG há 18 anos, Maria Elena Johannpeter.
O evento, que contou com a presença do prefeito Vilmar Ballin, foi aberto pelo diretor de responsabilidade social da ACIS, José Carlos Groth. O presidente da ACIS Sapucaia, Ademir Sauthier, agradeceu o apoio dos mantenedores e voluntários. Em seu discurso, evidenciou a falta de valores “que a sociedade vive hoje. Cada um precisa cumprir com o seu papel. “Não adianta procurar culpados, temos que pensar em solução”, diz.
A vice-presidente administrativa da ACIS e diretora da Unidade Parceiros Voluntários, Marli Karin Wondracek, fez um relato das atividades da unidade ao longo de mais de dez décadas. Desde a assinatura do termo de adesão, em 2001, a unidade já mobilizou cerca de dois mil voluntários, 34 organizações sociais, 41 escolas públicas e privadas, oito empresas voluntárias e 41 mantenedores. Na cidade, foram beneficiados, no período, cerca de 30 mil pessoas. Receberam homenagens a coordenadora da unidade, Fabiana Gass, mantenedores, ONGs conveniadas e voluntários. O ex-presidente da ACIS, Cirço Martins da Rocha, responsável pela assinatura do convênio da ACIS com a Parceiros Voluntários, em 2001, ganhou destaque especial no início da cerimônia.
A presidente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena P. Johannpeter, valorizou a força transformadora do voluntariado. “Dá para mudar, é só começar. As mudanças dependem de atitude e de valores, e o fio condutor está dentro de nós. No voluntariado a gente não faz por obrigação, faz por amor”, frisou. A fundadora da ONG há 19 anos, alertou o quanto as ONGs dependem das empresas para a sua sobrevivência e o quanto é necessário investir na capacitação de gestão dessas organizações sociais. “Responsabilidade social é um valor agregado à marca. E nos momentos de crise, é quando mais devemos apoiar este braço fundamental da sociedade, que é o Terceiro Setor, as ONGs e o voluntariado. “São eles que seguram as mazelas que se aprofundam com os problemas econômicos e políticos. Também comentou sobre o Marketing 3.0. “ É o marketing movido por valores. O objetivo de uma empresa deve ser tornar o mundo um lugar melhor para se viver. No final da sua fala dá uma alfinetada no momento político: “ Os políticos que estão ai são escolhas nossas. Quem coloca eles lá, somos nós. Antes de votar, precisamos avaliar com cuidado os princípios e valores dessas pessoas, a ética e o plano de trabalho”, complementa.
Quando abriu as portas, em 2001, a unidade da ONG Parceiros Voluntários em Sapucaia do Sul contava com 48 voluntários mobilizados, hoje são 1.864. O número de organizações sociais conveniadas cresceu de cinco para 34. Outro ponto alto da unidade é o aumento de patamar de gestão das ONGs conveniadas. Já foram capacitadas em cursos de sustentabilidade ministrados gratuitamente pela Parceiros Voluntários 55 lideranças.
ONG PARCEIROS VOLUNTÁRIOS NO RIO GRANDE DO SUL
2015:
4.477 voluntários mobilizados
188 OSCs conveniadas
265 escolas mobilizadas
63 empresas mobilizadas
17.908 pessoas beneficiadas
Em 19 anos:
404.477 voluntários mobilizados
2.288 OSCs conveniadas
2.152 escolas mobilizados
2.563 empresas mobilizadas
1.617.908 pessoas beneficiadas