O Capital Social se refere às instituições, relacionamentos e normas que possibilitam a qualidade e quantidade de interações de uma sociedade. Diversos estudos demonstram que a coesão social é um fator essencial para que as sociedades prosperem economicamente e para que o desenvolvimento seja sustentável.
Os níveis de permanência na escola estão diretamente ligados ao desenvolvimento econômico. Entretanto, os recursos financeiros sozinhos não garantem resultados positivos para os alunos.
Estudos realizados demonstram que o envolvimento da família, da comunidade e do estado na educação melhora o rendimento escolar (Coleman e Hoffer, 1987; Braatz and Putnam, 1996; Francis & col 1998).
A primeira referência sobre o “capital social” no sentido contemporâneo foi em relação a sua importância para a educação (Hanifan 1916)
Em 1988, James Coleman contribuiu com a primeira evidência de que havia um relação entre o capital social e a evasão escolar.
O envolvimento dos stakeholders melhora o rendimento escolar e sua relevância
O envolvimento da família, comunidade e do estado ajuda a melhorar a qualidade do ensino, beneficiando grupos menos favorecidos, mobilizando recursos adicionais e fortalecendo a capacidade institucional (Francis et al 1998, Colleta and Perkins, 1995).
Estudo realizado com famílias indochinesas em áreas onde existem pessoas de baixa renda, em cinco cidades dos Estados Unidos, demonstrou que as crianças que eram apoiadas pelos pais apresentavam melhor desempenho escolar. Esses pais costumavam ler para os filhos e estabeleciam horários e locais para a preparação dos temas de casa (Caplan e Whitmore 1992, Hogan 1998).
Algumas organizações voluntárias na Nigéria, como por exemplo a Associações de Pais e Mestres, comitês escolares e outras organizações similares, contribuem de maneira significativa com a infraestrutura, manutenção e segurança das escolas, assim como nos índices de freqüência dos alunos (Francis 1998).
A Família, a Comunidade e o Estado influenciam a Cultura Educacional
A aceitação quanto à importância da educação por parte da família, comunidade e estado, produz um impacto positivo no desempenho acadêmico.
· Pesquisa realizada em escolas particulares e públicas, nos Estados Unidos, revelou que nas escolas religiosas a evasão era inferior a das escolas publicas ou particulares não-religiosas (Coleman and Hoffer, 1987). Isso indica que os alunos que estudam em escolas religiosas fazem parte de uma comunidade que reforça as normas e valores da escola.
O capital social na família e/ou comunidade ajuda a criança a compensar a falta de outros recursos.
· O capital social na família, isto é, pais ou parentes que ajudam a criança a preparar as lições de casa podem funcionar como um amortecedor contra os impactos negativos, como por exemplo uma situação econômica menos favorecida, produzindo melhor rendimento escolar.
Capital Social e a Tecnologia da Informação
Num mundo ideal, a tecnologia de informação deve possuir um enorme potencial para o desenvolvimento em todas as escalas. O espetacular surgimento do correio eletrônico, dos serviços da Internet e das telecomunicações oferece oportunidades sem precedentes para o acesso instantâneo a informações, novos mercados e geração do capital social. Entretanto, com os avanços tecnológicos e a globalização chegaram também alguns riscos – os pobres e sociedades inteiras serão excluídas do crescimento econômico global.
A tecnologia da informação reduz diretamente os custos decorrentes do sistema de informação tradicional.. Assim sendo, a TI tem um potencial para fortalecer o capital social – e, em particular, possibilitando o capital social que conecta os atores aos recursos, relacionamentos e informações além do seu ambiente imediato.
Benefícios do Desenvolvimento da TI e Capital Social
Indivíduos e Micro Projetos
As pessoas que vivem em áreas remotas ou que dispõem de recursos limitados agora têm possibilidade de acesso a informações tradicionalmente possível somente em bibliotecas dos grandes centros urbanos; entretanto, somente se puderem ter acesso a um computador e a uma linha telefônica.
Reconhecendo-se os benefícios potenciais do desenvolvimento da tecnologia de informação, a Futureworks Inc está ajudando pessoas que vivem em áreas geográficas afastadas a instalarem telecentros multifuncionais equipados com telefone, fax e internet. Os telecentros possibilitam que comunidades inteiras tenham acesso a recursos que de outra maneira não seria possível, como por exemplo, novas oportunidades nas áreas de educação e de negócios.
Cooperativas artesanais
Mercadorias podem agora ser vendidas via Internet o que permite acesso a mercados mais amplos o que antes só poderia ser conseguido por aqueles que possuíssem capital para arcar com os custos de transporte.
As cooperativas de artesãos estão começando a vender seus produtos a consumidores de países industrializados via Internet. Para isso é necessário que as organizações tenham os equipamentos necessários para servirem como intermediárias entre os produtores e os consumidores. Isso permite que os produtores ingressem sozinhos em novos mercados evitando os altos custos com um agente intermediário.
Nesse particular a internet oferece oportunidades para intensificar o capital social entre os artesãos dentro de uma cooperativa conectando os produtores e consumidores que, de outra forma, não conseguiriam realizar negócios. Exemplos de organizações: PEOPlink, Institute for Economic Justice and Indigenous Technology e Aid to Artisans.
Desenvolvimento do Setor Privado
A tecnologia de informação permite que as empresas estabeleçam relacionamento com os fornecedores e outros empreiteiros a um custo mais baixo e numa faixa mais ampla. Assim, as empresas podem ser tornar mais competitivas tendo ao seu dispor maiores recursos e informações ao mesmo tempo que reduzem os custos com transporte e tempo com comunicação.
· Hoje em dia, com a tecnologia de informação e indústrias de biotecnologia, as empresas participam de projetos em conjunto, mesmo sendo fortes concorrentes comerciais (Sexenian 1994; Fountain 1998).
Participação Cívica
Como acontece nos países industrializados, a participação cívica na política e sociedade em geral pode ser incentivada através da internet.
· O governo pode ter um sistema descentralizado e ao mesmo tempo manter contato “virtual” para facilitar a coordenação.
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Os voluntários podem ser recrutados colocando-se as pessoas em contato com as organizações que tenham os mesmos interesses e valores.
Aspecto Negativo do Capital Social da Tecnologia de Informação para o Desenvolvimento: Exclusão
Existe um grande risco de que a tecnologia de informação venha a excluir pessoas pobres e sociedades inteiras, tornando maior a distância entre os ricos e pobres. Isto porque a tecnologia de informação requer computadores caros, acesso ao telefone e alfabetização. Também pode existir a barreira do idioma. O risco de exclusão pode se tornar uma realidade: aproximadamente dois terços das atividades via internet atualmente ocorrem nos Estados Unidos.
Para maiores informações sobre este assunto pesquisar: data base for documents on Social Capital and Information Tecnnology.