Em 2014, a ONG Parceiros Voluntários iniciou a sua assessoria junto a STIHL e planejou e implementou um Comitê de Voluntariado Empresarial. Desde o início, o grupo de colaboradores voluntários decidiu atuar no Instituto Lenon Joel pela Paz, instituição que atende mais de 200 crianças e jovens no turno inverso da escola em São Leopoldo/RS, mesmo município da empresa.
A intenção de realizar as ações em uma única instituição se deu pelo interesse em perceber o impacto das ações nos beneficiários e na comunidade. Para interagir com as crianças e jovens, os voluntários utilizaram seus talentos pessoais como, por exemplo, o conhecimento em libras e capoeira para darem aulas que contribuíssem para o desenvolvimento e conhecimento dos beneficiários.
As ações do Comitê foram se tornando cada vez mais sistemáticas com o passar do tempo, apontando o amadurecimento do grupo que a partir de agora tocará o Comitê por conta própria, sem a assessoria externa da Parceiros Voluntários. A STIHL é mais uma empresa que prova que estimular o voluntariado interno beneficia todas as partes envolvidas: empresa, colaboradores e comunidade.