Ano de retomada e esperança será marcado por ações nacionais para jovens, idosos, lideranças sociais e parceria com a iniciativa privada.
Se o ano de 2020 foi de resistência e contínua reinvenção, o ano de 2021 promete ser de muita esperança. Afinal, é o ano da vacinação contra o covid-19, processo iniciado no Brasil ainda no dia 17 de janeiro. E na ONG Parceiros Voluntários isso não seria diferente. Há 24 anos nos movemos pela expectativa de ajudar e construir redes que contribuam com a sociedade. Neste ano, o objetivo é qualificar ainda mais iniciativas já em andamento e construir ao lado dos diversos atores da sociedade novas soluções para o país. Por isso, separamos alguns spoilers do que vêm por aí. Confira!
Jovem em foco
A solução Tribos nas Trilhas da Cidadania, que tem como objetivo desafiar educadores e estudantes a identificar em suas comunidades questões sociais que precisam de resoluções práticas, terá quatro novos ciclos com foco em diferentes necessidades do público.
O primeiro ciclo, que terá apoio do Facebook, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), promoverá vivências culturais a estudantes de escolas públicas de Recife (PE), por meio do aprendizado de fotografia documental em práticas de impacto social;
O segundo, com o apoio da Ticket Log, DLL e Brinks, por meio da LIC, também será pautado pelo aprendizado da fotografia documental e acontecerá em todas as escolas públicas das cidades de Campo Bom (RS) e Campo Grande (MS).
O terceiro, com o apoio do SEBRAE/RS, acontecerá em escolas públicas e privadas de todas as regiões do Rio Grande do Sul e terá foco em estudantes a partir do 9º ano do Ensino Fundamental para desenvolvimento de competências empreendedoras.
O quarto ciclo, com o apoio da IBM, DLL, Brinks e Cyrela, acontecerá nas cidades de São Paulo (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO), tendo uma ação inovadora. Os alunos que forem beneficiados pela solução também receberão oficinas de teatro, a partir da perspectiva da potência cultural das artes cênicas e da dramaturgia como ferramenta de conscientização e transformação social. O projeto entregará 20 peças teatrais escolares (5 por cidade), que proporcionem a reflexão dos jovens a respeito da responsabilidade social individual e estimule a atitude empreendedora e cidadã. Ao todo, serão contemplados 600 estudantes a partir do 7º ano de cinco escolas das quatro cidades já citadas.
Idoso, um olhar sistêmico sobre este público
A ONG Parceiros Voluntários também realizará diversas ações voltadas à terceira idade. Entre elas, temos:
Projeto Qualificação da Teia Social, que disseminará a política pública do idoso na capital gaúcha e capacitará em gestão os representantes das Organizações da Sociedade Civil que atendam ao público idoso. Serão três turmas, oito seminários itinerantes e uma websérie sobre a política do idoso. A iniciativa conta com apoio da Consigas, Sulgás, Gerdau, Banco Sistema e BTG Management.
Projeto De Repente 60+, que tem como objetivo capacitar e assessorar representantes de OSCs para sua sustentabilidade e manutenção dos atendimentos, assim como proporcionar aos idosos espaços de acolhimento e reflexão sobre bem-estar e saúde. Ao total, mais de 90 turmas serão criadas para a aplicação das capacitações que vão desde de bem-estar e qualidade de vida à Gestão Financeira. BTG Corretora e Itaú são os apoiadores dessa iniciativa.
Projeto Idoso em Foco, que tem como objetivo a promoção do envelhecimento ativo e saudável na cidade de Porto Alegre através da realização de ações, com base nos eixos saúde, participação e segurança. As ações voltadas para as Lideranças das OSCs conveniadas ao COMUI entregarão 30 turmas de capacitações, enquanto as ações para o público idoso apresentarão 50 oficinas, 32 palestras para idosos e comunidade, 24 Workshops para idosos e o desenvolvimento e fomento ao Programa de Voluntariado Organizado do Público Idoso. As empresas Docile, Gerdau, BTG Pactual e McKinsey estão entre as apoiadoras.
Parceria com a iniciativa privada
Em 2021, a ONG Parceiros Voluntários dará continuidade do trabalho ao lado da iniciativa privada a fim de construir novas e importantes soluções para a sociedade. Neste ano, trabalharemos junto à Cummins para o fortalecimento de organizações sociais com foco em gestão e inovação. Isso envolverá voluntários em várias etapas de qualificação das OSCs. Enquanto isso, desenvolveremos vários projetos ao lado da CMPC, que incluirá capacitação de conselhos municipais, capacitação de associação de moradores, diagnóstico de inserção econômica e social e assessoramento à equipe.
Além disso, faremos o assessoramento ao programa de voluntariado da Thyssenkrupp. Esse assessoramento também será realizado para a Hydro e seus programas de voluntariado em Barcarena, Paragominas, Belém (PA) e Rio de Janeiro (RJ), com acompanhamento da operação e capacitação das equipes, voluntários e OSCs. Também realizaremos esse assessoramento para o Hospital Moinhos de Vento e para a COFCO. Ao lado da Unimed Porto Alegre, trabalharemos para revitalização de sua política de sustentabilidade e responsabilidade social.
Sobre a Parceiros Voluntários:
Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão “viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas”. A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.
Contato com a imprensa:
@azpressbrasil
Aline Zanchi: aline@azpress.com.br
Eduardo Dorneles: eduardo@azpress.com.br
Telefone: (11) 3508 – 1991 – (51) 98450 – 0707 – (51) 98141-2005 – (51) 98526-1035
Avenida Paulista, 2202, CJ 76 – São Paulo/SP