Contribuinte tem até o dia 31 de maio para fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física
Até o dia 31 de maio, pessoas que fazem a Declaração de Imposto de Renda no modelo completo e têm imposto devido podem doar o saldo com a Receita Federal para causas e projetos sociais. Nesse caso, é possível doar 3% desse valor para os fundos da criança e do adolescente e até outros 3% para os fundos de amparo ao idoso. As doações podem ser destinadas para projetos da Parceiros Voluntários; conheça os projetos ao final da matéria.
O caminho para fazer a doação pela própria declaração é bem simples: basta optar pela tributação de deduções legais. Depois de preencher todo o documento, na ficha “Doações Diretamente na Declaração”, escolha “Criança e Adolescente” e/ou “Idoso” e por fim clicar em “novo”.
Concluído o processo de doação durante a declaração do imposto de renda, é preciso imprimir ou salvar o DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal) ou buscar os dados indicados no sistema para fazer o pagamento até a data limite para envio do IR.
Ah e se você fez doações dedutíveis em 2023, não esqueça de acrescentar essa informação na sua declaração. É só ir ao campo “Doações Efetuadas”, registrar o nome do beneficiário, CNPJ ou CPF, código da doação e valor.
Conheça os projetos da PV que recebem doações via declaração de IRPF
Fábrica de Projetos: Contruindo Projetos de Impacto em Benefício para a Criança e o Adolescente
O Projeto visa fortalecer as OSCs que atendem crianças e adolescentes, através de capacitação em elaboração de projetos, prestação de contas e mobilização de financiadores para a obtenção de recursos, bem como fortalecer os demais atores envolvidos (conselheiros e patrocinadores) de modo que se busque a manutenção dos serviços e atendimentos das demandas das Crianças e Adolescentes atendidos pelas OSCs. Projeto via Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Porto Alegre
Projeto Vida Plena: Encontros para o bem-estar da pessoa idosa
O projeto busca proporcionar aos idosos participantes e equipes de grupos de convivência, espaços para reflexão sobre temáticas do envelhecimento ativo e bem-estar, através de rodas de conversa e oficinas temáticas. Projeto via Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre