Iniciativa é assinada pela ONG Parceiros Voluntários, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP e Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo
As Organizações da Sociedade Civil (OSC) de São Paulo recebem nova oportunidade de participarem, de forma gratuita, da solução “Educando para a Transparência”. Idealizada pela ONG Parceiros Voluntários, pela USP (Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária – FEA) e pelo Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, a iniciativa chega à sua terceira edição na capital paulista com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das OSCs através da implementação dos Princípios de Prestação de Contas e Transparência. Em parceria com o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (CEATS), o curso apresentará aulas virtuais e encontros de consultoria coletiva e individual visando oportunizar a melhoria dos processos gerenciais, possibilitando a prática de uma gestão responsável e competente, a partir da profissionalização e melhoria contínua das OSCs.
Segundo José Alfredo Nahas, superintendente da ONG Parceiros Voluntários, a rede acredita no importante papel que as OSCs têm junto à sociedade brasileira, tanto no âmbito econômico quanto no social. “Por isso, é crucial que elas possam desenvolver melhorias no seu processo gerencial, com transparência e prestação de contas. Assim como a ampliação da eficiência, eficácia e efetividade no atendimento do seu propósito”, explica.
Depois de duas edições já realizadas, há relatos consistentes de transformação e melhorias nos processos das Organizações da Sociedade Civil. Por exemplo, Anelise Ramos Pinto, nome à frente da administração das Casas André Luiz, destaca que sua participação permitiu qualificar a gestão da histórica instituição e torná-la ainda mais estratégica. “Conseguimos aperfeiçoar nossos modelos e crescer quanto à formação de educadores e voluntários”, avalia.
Enquanto isso, Luciana dos Santos Bernardo, Diretora Executiva da Associação Viva e Deixe Viver, conta que todo o conhecimento já foi implementado e a expectativa é que durante o ano já seja possível ver os frutos do que foi plantado a partir dos aprendizados. “Criamos network, descobrimos contatos e temos parcerias em andamento que nasceram desses encontros”, explica.
Já para Vinicius Lima da Silva Maciel, nome à frente do Instituto da Oportunidade Social, participar do Educando para Transparência foi uma oportunidade única que lhes deu a oportunidade de se engajarem sobre ações financeiras e administrativas. “O conteúdo sobre normas que regem o terceiro setor foi um dos pontos mais importantes que conseguimos absorver e aplicar no trabalho que desenvolvemos”, analisa.
Mais do que informar e formar, o Educando para Transparência é também uma oportunidade de proporcionar pertencimento. É o caso de Antonia Cleide Alves, da UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região, que relata ter ido pela primeira vez à USP quando participou da edição anterior do curso. “Isso foi empoderador. Tivemos trocas, conhecemos organizações e começamos a mexer na nossa instituição. Desde a comunicação às nossas normas contábeis. Só temos a agradecer”, relata.
A terceira edição do curso selecionará 20 OSCs, com foco prioritário na área da Assistência Social, sediadas em São Paulo e distantes da capital em até 200km. A relação das instituições escolhidas será divulgada a partir do dia 23 de abril, no site da ONG Parceiros Voluntários: www.parceirosvoluntarios.org.br. O curso ocorrerá de forma online entre os meses de abril a dezembro de 2021 e contará com consultorias especializadas para as OSC, que acontecerão mensalmente entre julho e novembro.
Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão “viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas”. A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.
Contato com a imprensa: @azpressbrasil
Aline Zanchi: aline@azpress.com.br
Eduardo Dorneles: eduardo@azpress.com.br
Telefone: (11) 3508 – 1991 – (51) 98450 – 0707 – (51) 98141-2005 – (51) 98526-1035 – (51) 3378-1085
Avenida Paulista, 2202, CJ 76 – São Paulo/SP
Avenida Carlos Gomes, 222 – 8º andar – Porto Alegre/RS