Devido ao contexto de crise que a pandemia de covid-19 trouxe ao país, o cronograma de atividades da edição 2020 foi alterado e um modelo de instrução virtual garantirá a aplicação do curso à distância
No ano de 2019, a ONG Parceiros Voluntários e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), com o apoio do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, promoveu a primeira edição do Curso Educando para a Transparência, na cidade de São Paulo (SP). Devido ao contexto de crise que a pandemia de covid-19 trouxe ao país, a Parceiros Voluntários alterou o cronograma de atividades da edição 2020 e desenvolveu um modelo de instrução virtual que garantirá a aplicação do curso à distância.
Nesta segunda edição a formação focará em aspectos de accountability e compliance como maneira de trazer melhora para os processos de gestão e prestação de contas das organizações. O curso conta com chancela da USP. Segundo José Alfredo Nahas, superintendente da Parceiros Voluntários, o curso contará com 20 OSCs e 40 lideranças sociais. “Serão 80 horas de capacitação EAD, 20 horas de atividades semipresenciais e 30 horas de consultorias (coletivas e individuais)”, explica.
Em 2019, o impacto no dia a dia das organizações participantes foi rápido. Após a iniciativa, 59% das ONGs passaram a ter Planejamento Estratégico (antes eram 35%); houve um aumento de 16% nas organizações que usam a metodologia de fluxo de caixa projetado; e todas passaram a trabalhar com a planilha orçamentária e a divulgar missão, visão e valores. Nahas comenta:
– Os avanços de gestão em pouco tempo se refletiram em mais captações – e, claro, mais segurança financeira para as OSCs. Em apenas seis meses, notou-se um aumento de 15% nas suas receitas. No momento das inscrições, as ONGs participantes geriam um valor de R$ 170 milhões. Em novembro o valor já havia subido para um total de R$ 195,5 milhões.
Conheça as OSCs selecionadas para participar da edição de 2020:
– AFESU -Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários;
– ANEAS – Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social;
– Associação Amorada;
– Associação de Ensino Social Profissionalizante;
– Associação de Pais Funcionários Diretos e Indiretos do TJSP;
– Associação Internacional Habitat para Humanidade;
– Associação Metodista de Ação Social AMAS;
– Associação Reduca;
– Associação Refúgio 343;
– Associação Vida Jovem;
– Casa Jesus Amor e Caridade;
– CENPEC Educação;
– Centro Educacional Jabuti;
– Congregação das Irmazinhas da Imaculada Conceição;
– Fundação Dorina Nowill para Cegos;
– GFWC CrêSer;
– Instituto Educadores Sem Fronteiras;
– Instituto Strabos;
– Moradia e Cidadania SP;
– União dos Escoteiros do Brasil Região SP.
Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão “viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas”. A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.
Contato com a imprensa: @azpressbrasil
Aline Zanchi: aline@azpress.com.br
Eduardo Dorneles: eduardo@azpress.com.br
Telefone: 51 35578002
Rua Eudoro Berlink 646, sala 603 – Bairro Auxiliadora – Porto Alegre.