Registros realizados com o projeto Nas Trilhas da Cidadania retratam a reflexão de estudantes sobre a responsabilidade social individual, a partir de suas visões de mundo
A potência cultural das artes visuais e da fotografia documental como ferramenta de conscientização e transformação social é a principal proposta do projeto Nas Trilhas da Cidadania, desenvolvido pela Rede Parceiros Voluntários. A iniciativa contemplou mais de 150 educadores e alunos de cinco escolas em Brasília: Centro de Ensino Médio Paulo Freire – Asa Norte; Centro Educacional 03 (CED 03) de Planaltina; Centro de Ensino Fundamental (CEF) Buriti Vermelho – Paranoá; Coletivo Cultural e Social Sol Nascente; Coletivo da Cidade – Estrutural.
Após a realização de capacitações com conteúdos como liderança juvenil, empreendedorismo social, voluntariado, propósito, cultura e oficinas gratuitas de fotografia, é chegada a hora de conhecer o resultado de todo o trabalho realizado em uma exposição com fotos produzidas pelos próprios estudantes. Entre os dias 1º e 15 de dezembro a mostra estará no Metrô – Estação Galeria/Brasília, com registros que ilustram as três trilhas que norteiam o projeto: Educação para a Paz, Meio Ambiente e Cultura.
Daniel Santoro, presidente do conselho de administração da Parceiros Voluntários, explica que o propósito era trabalhar a autoestima, o empoderamento e a inclusão dos jovens. “O projeto se estrutura nos objetivos de desenvolvimento sustentável, nas áreas da cultura, meio ambiente e a educação para a paz. Então, todo o processo é para que o jovem desenvolva sua ação autônoma, protagônica, e ao mesmo tempo consciente do seu lugar no mundo das suas relações”, explica.
Segundo Daniel, os estudantes costumam ficar ansiosos para ver de perto o resultado de seus esforços em uma verdadeira exposição fotográfica. “A vivência desperta nesses jovens, além de olhar e conhecimento técnico, um admirável processo de empoderamento, no reconhecimento do seu protagonismo enquanto agentes transformadores de suas comunidades e do mundo”, afirma.
O projeto Nas Trilhas da Cidadania é realizado pela Parceiros Voluntários com o patrocínio das empresas Brinks, DLL, Gerdau e Ticket Log, através da Lei de Incentivo à Cultura, chancela da Unesco e apoio de Lente Cultural, Ideia Prática, Fala de Fotógrafo e Rede de Comunicação Popular.