O evento “Gestão e Transparência – 2020” foi realizado pelo Instituto Doar e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no dia 4 de novembro, na FGV Escola de Economia de São Paulo, em São Paulo. O objetivo do encontro foi proporcionar debates e reflexões sobre iniciativas em transparência e gestão das Organizações da Sociedade Civil (OSC).
Na oportunidade, participaram diversas organizações que impactam de forma positiva a sociedade por meio de projetos no Terceiro Setor. Estavam presentes a fundadora do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM), Lucia Dellagnelo; o Gerente de Auditoria e Compliance da FUNDAÇÃO SALVADOR ARENA, Alexandre Magno Simoni; a coordenadora de conhecimento do GIFE, Graziela Santiago e pela Parceiros Voluntários, Juliana Miyazawa, coordenadora da área de parcerias.
No evento, Juliana apresentou o curso “Educando para a Transparência”, cocriado em 2008, em parceria com as Organizações da Sociedade Civil, Instituições de Ensino e entidades privadas, contando com o apoio do BID – FUMIN (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Neste ano, foi realizada a primeira edição na cidade de São Paulo e tivemos a parceria da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e o patrocinio da Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo.
Ela destacou que o engajamento da sociedade civil nas causas sociais requer OSCs abertas, cocriadoras e que assumam uma maior responsabilidade e participação sobre a qualidade de suas ações e conhecimento sobre o impacto que têm na sociedade. Por este motivo a Parceiros Voluntários mantém em aperfeiçoamento constante os conteúdos deste curso que já qualificou mais de 300 lideranças sociais para trabalhar com os fundamentos do Accountability nos estados do RS, BA e SP.