Vicente Falconi – Gestão: método, conhecimento técnico e liderança
O consultor fala sobre conceitos que considera essenciais nas práticas de gestão e dá exemplos práticos baseados em sua experiência.
A palestra intitulada “O Pensamento Nacional”, ministrada por Vicente Falconi, um dos mais renomados consultores de gestão do Brasil, encerrou as atividades do segundo dia da ExpoManagement 2009. O momento foi marcado por uma sessão de perguntas e respostas conduzida por Carlos Alberto Júlio, presidente da Tecnisa.
O bate-papo começou com Falconi fazendo um balanço do trabalho que desenvolveu com sua equipe no estado de Minas Gerais. Em um ano e meio, conseguiram os resultados que eram esperados para só depois de quatro anos de trabalho. “Só deu certo porque o tempo todo houve a preocupação de se entregar resultado no final”, afirmou.
E o que dá certo na prática, sobretudo nas organizações brasileiras, é o tema do livro “O Verdadeiro Poder”, lançado por Falconi na Expo. A obra traz em primeira mão o que o autor considera os conceitos essenciais de gestão.
O consultor contou que o primeiro conceito trabalhado no livro é o foco. Afinal, é fundamental se definir onde quer chegar antes de iniciar qualquer tarefa. “A maioria de nós pensa que tem foco porque calcula e acompanha alguns indicadores. Mas o foco precisa ser da empresa inteira, não apenas do executivo”. Ele explicou, ainda, que o foco no cliente é algo difícil, porque exige uma gestão interdepartamental muito grande.
Ao ser questionado sobre os fatores fundamentais para que se obtenham resultados extraordinários em gestão, Falconi ressaltou: método, conhecimento técnico e liderança, lembrando que o desenvolvimento das três frentes é “um trabalho contínuo, para o resto da vida”.
Método – A essência do gerenciamento
“Se gerenciar é perseguir resultados, não existe gerenciamento sem método”. A afirmação de Vicente Falconi coloca o método como a essência do gerenciamento. Se você gerencia para conseguir resultados, o método pode ser entendido como o “caminho para o resultado”. “A essência do trabalho numa organização é atingir resultados e, portanto, o domínio do método, por todas as pessoas, é fundamental”.
Isso é válido para todas as pessoas de uma empresa, desde seus diretores até os operadores, que devem ser envolvidos no método de solução de problemas para atingir os resultados necessários. Falconi ressaltou que o método consiste em quatro etapas principais, que devem se apresentar na seguinte sequência:
Estabeleça uma meta – Este é o ponto de partida. Falconi explicou que há dois tipos de metas: metas atingidas e metas a manter. Geralmente as metas atingidas possuem um “glamour” maior, mas as metas a manter são mais importantes, pois são elas que dão consistência às operações.
Então, como fixar as metas? “A primeira prioridade é a estabilização operacional”, responde o especialista, deixando claro que de uma maneira geral as empresas não se preocupam com a operação.
Crie um plano de ação – O palestrante chamou a atenção para o executivo que propõe um plano de ação e acha que isso já garante tudo; ele vai descansar, achando que os outros vão executar o plano. “Esse gestor se esquece de que tem de ficar em cima das pessoas, acompanhando ação por ação, se foi implantada e como, para que possa haver segurança”.
Monitore resultados – “Nunca podemos partir do pressuposto de que as coisas serão feitas só porque as tarefas foram distribuídas; precisamos verificá-las o tempo todo”. É preciso certificar-se de que as ações foram implementadas, fazer o acompanhamento dos itens de verificação para saber se o resultado foi alcançado ou não e, finalmente, tomar as ações necessárias, sejam positivas ou corretivas. “A diferença dos que conseguem resultados excepcionais é que eles fazem”.
Padronize – Se a meta foi atingida, crie um padrão. Isso significa treinar à exaustão as pessoas relacionadas com aquilo que está sendo feito. Falconi chama a atenção para o fato de as empresas brasileiras apresentarem diferentes estágios. É preciso responder às perguntas: Como estou em padronização? Como estou em treinamento? Está só no papel, ou está sendo conduzido conforme deveria, no dia-a-dia?
Se a meta não tiver sido atingida, é preciso rever toda a seqüência do método para descobrir o que deu errado. É hora de perguntar: “Por que a meta não foi atingida?” e analisar tudo de novo.
HSM Online
01/12/2009