Um dos intelectuais mais proeminentes do Chile e nome importante na formação conceitual e teórica da ONG nos deixou no dia 06 de maio (quinta-feira), aos 92 anos
O mês de maio foi marcado, também, pela partida de Humberto Maturana, um dos intelectuais mais proeminentes do Chile, e que nos deixou no dia 06 de maio (quinta-feira), aos 92 anos. Se avaliarmos sobre os ombros de quem a ONG Parceiros Voluntários está, é impossível não ver a figura de Maturana. Tanto é que nas edições de 2006 e 2008 do seminário internacional Pare e Pense, realizado pela ONG, Maturana foi um dos destaques das programações.
A partir de provocações como “que ser humano queremos para o século XXI?” e “o futuro do ser humano é ser cada vez mais humano”, o autor da concepção filosófica da matriz biológica da existência humana compartilhou insights e perspectivas que se tornaram baluartes na história de 24 anos da instituição. Uma de suas principais heranças para conosco é a consciência do potencial que há nas relações de interação e cocriação. Não mais a dinâmica de autoridade e subordinação, mas, sim, a conversa resultado de um processo de convite e reflexão para ações em colaboração.
“Maturana nos ensinou que a mudança basilar na forma de nos relacionarmos tem potencial para transformar com sucesso o objetivo pelo qual estamos juntos. Aonde quer que ele esteja, para sempre nos acompanhará”, concluiu Daniel Santoro, presidente do Conselho de Administração da ONG Parceiros Voluntários.
Contato com a imprensa: @azpressbrasil
Aline Zanchi: aline@azpress.com.br
Eduardo Dorneles: eduardo@azpress.com.br
Telefone: (11) 3508 – 1991 – (51) 98450 – 0707 – (51) 98141-2005 – (51) 98526-1035
Avenida Paulista, 2202, CJ 76 – São Paulo/SP