No início de março de 2020, Jorleide Antunes Arruda, Representante da Superintendência de Convênios da Prefeitura Municipal de Paragominas, Antonio Carlos Lins Pinto, Representante da Secretaria de Assistência Social de Paragominas, Irismmilton Pereira Pinheiro e Antonio José Cardoso, respectivamente Presidente e Gerente Executivo do Projeto Juquinha (Paragominas – PA) e Maíra Almeida, Stakeholder Engagement Corporate Social Responsability Hydro Paragominas, vieram a Porto Alegre (RS) para conhecer os processos da política da criança e do adolescente do município. A visita também consolidou o trabalho de desenvolvimento territorial a partir das ações da solução cocriada por esta Rede Colaborativa em parceria com a Parceiros Voluntários em 2019.
No dia 2 de março, a comitiva foi recepcionada na Parceiros Voluntários por José Alfredo Nahas, Superintendente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Inês Lara, Coordenadora Soluções da Parceiros Voluntários e Mirian Muller – Consultora Responsabilidade Social da Parceiros Voluntários. No encontro, foram apresentadas as soluções de assessoramento as Organizações da Sociedade Civil e Poder Público. Em seguida ao compromisso, o grupo conheceu as boas práticas da Casa Menino Jesus de Praga e da AACD em gestão e Captação de Recursos e articulações com o FIA (Fundo da Infância e Adolescência).
No dia seguinte, o grupo foi recebido no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente pela conselheira Otília e o Luiz Henrique da Gerência do CMDCA. Na oportunidade, os representantes do órgão público apresentaram os processos gerenciais e compartilharam as experiências do município em relação ao Fundo da Criança e do Adolescente e os desafios enfrentados para o controle e aprovação de projetos e recursos. No turno da tarde, a comitiva visitou CIACA (Centro Integrado de Atendimento a Criança e Adolescente) para conhecer o projeto Justiça Instantânea, instituído no âmbito do Poder Judiciário Gaúcho. O projeto tem a finalidade da agilização e celeridade dos procedimentos de apuração de atos infracionais atribuídos a adolescentes infratores ou em conflito com a lei.
Após o encontro, eles foram ao CEDICA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos localizados no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em que foi apresentado o trabalho do Departamento de Políticas para a Juventude que se propõe coordenar, articular e formular políticas públicas para a juventude do Rio Grande do Sul, observando a transversalidade da administração estadual e contribuindo para a qualidade de vida e redução da violência e da letalidade juvenil.
O Comitê de Voluntariado da empresa Hydro se propôs a fortalecer de forma sustentável a comunidade de Paragominas (PA). Desta maneira, os colaboradores da empresa desejavam contribuir para a capacitação e melhoria na formação profissional da mão de obra do município e, assim, incentivar melhores práticas pedagógicas a seres usadas por educadores sociais e oficineiros das Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
Para alcançar estes objetivos, formou-se uma Rede Colaborativa que conectou empresa, Parceiros Voluntários, gestão pública e OSCs (Menino Feliz, Juquinha e UMAMP) visando cocriar soluções assertivas para colaborar com o desenvolvimento sustentável do território.