Maria Elena Pereira Johannpeter (foto) foi a palestrante no Congresso da Federasul 2017, no sábado (8/julho), às 11h50, no Hotel Continental, em Canela. A presidente da ONG Parceiros Voluntários, que neste ano comemora 20 anos de atividades, irá mostrar aos empresários participantes como o social pode agregar valor às marcas. Maria Elena destacou como exemplo no Estado o modelo da sua unidade vinculada à Associação Comercial de Canoas, que hoje mobiliza 8 mil voluntários na cidade, 35 empresas, 52 organizações sociais, 31 escolas e 25 mantenedores. No encontro, a ONG também vai homenagear com o Diploma de Honra ao Mérito associações de classe que são parcerias da ONG PV na causa do voluntariado organizado.
ONG Parceiros Voluntários é referência chega aos 20 anos especializada em capacitar em gestão as ONGs brasileiras
É com a bandeira “Emoção com Resultados” que a ONG Parceiros Voluntários inicia a sua terceira década consolidada como uma referência no País no desenvolvimento de metodologias e cursos de gestão para levar, gratuitamente e por meio de patrocínios e apoios – sustentabilidade, perenidade, transparência e o conceito de “prestação de contas” a outras ONGs brasileiras.
Para vivenciar a sua Visão e Missão, a Parceiros buscou conhecimento e experiência como mobilizadora, articuladora, formadora de pessoas e instituições, estimuladora e formadora de redes e medidora de resultados. Foi a partir da prática persistente e enriquecedora dessas competências que construiu uma teia social que vem beneficiando cerca de 7 milhões de pessoas, por meio de uma grande rede colaborativa nacional, formada por mais de 400 mil voluntários que prestam serviços em quase três mil organizações sociais da sociedade civil e também por suas publicações lançadas. São mais de 2,1 mil instituições de ensino, públicas e privadas mobilizadas, três mil educadores qualificados, 4,5 mil jovens capacitados e mais 130 mil estudantes envolvidos ativamente na Tecnologia Social Tribos nas Trilhas da Cidadania. As 2.632 empresas engajadas participam com seus recursos humanos voluntários, além dos financeiros e com a força de suas marcas.
Em suas contribuições para disseminar conhecimento sobre o Terceiro Setor, a instituição já lançou seis livros: Tribos – Histórias e Guias para o Voluntariado Juvenil (2004), O Quinto Poder – Consciência Social de uma Nação (2008), Participação Jovens Social – Guia de Ações (2008), ONG – Transparência Como Fator Crítico de Sucesso (2012), Tribos nas Trilhas da Cidadania: 10 anos de Voluntariado Juvenil, ONG – Transparência como Fator Crítico de Sucesso RS e BA (2014) e Mobilização Social – A opção pelo agir (2015).
Em 2014, foi reconhecida com o Prêmio Internacional de Dubai para as Melhores Práticas – Best Practices Award Dubai International, criado em 1995 durante a Conferência Internacional das Nações Unidas. A instituição obteve o 52º lugar entre os 100 melhores trabalhos apresentados por 140 países. Apenas sete trabalhos brasileiros foram classificados e o projeto da Parceiros Voluntários foi o único na categoria Qualificação em Gestão.