Anote na agenda a data 30 de abril de 2019. Esta é dia do lançamento da Ação Tribos nas Trilhas da Cidadania para crianças e adolescentes em Porto Alegre que acontece das 14h às 16h na Fundação Pão dos Pobres (Rua da República, 801 – Cidade Baixa). Este é um projeto de mobilização que desenvolve o pensamento crítico e o empreendedorismo, aprofunda a ética, exercita a cidadania e fortalece as relações interpessoais.
Em 15 anos, o maior movimento de voluntariado infantojuvenil mobilizou mais de 150 mil tribeiros de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul. Em 2018, 15 mil jovens de 527 escolas gaúchas protagonizaram pelo menos 2 mil ações de voluntariado em 90 municípios do estado, de maio a outubro.
Em 2019, a meta de estimular alunos a se tornarem cidadãos conscientes do seu papel na sociedade permanece. O evento na capital do Estado reúne professores, estudantes e organizações da sociedade civil que participam da iniciativa para alinharem as atividades no ano.
A novidade desta edição é desafiar os jovens com ações do #TribosDesafia propostas pela ONG Parceiros Voluntários no Instagram @tribosacao, a cada mês. A partir da rede social, será lançado um mesmo desafio para todas as tribos que vai contribuir para multiplicar os exemplos e a fortalecer a rede.
Além dos desafios, os estudantes de 5 a 20 anos também têm a missão de realizar um diagnóstico feito pelo grupo o qual participam sobre questões que consideram prioritárias em suas comunidades. Com base neste planejamento desenvolvido pelos alunos, eles escolhem uma Trilha – Educação Para a Paz, Meio Ambiente e Cultura – e engajam-se em causas sociais colocando em prática habilidades como liderança, criatividade, negociação e empreendedorismo. Para participar as escolas inscrevem-se no site da ONG Parceiros Voluntários, escolhem uma trilha e realizam ações voluntárias na comunidade. As inscrições estão abertas até 30 de maio. O programa acontece de meio a outubro nas instituições de ensino.
Na última sexta-feira, 19 de abril, participaram da entrevista no programa Gaúcha+ com o apresentador Leandro Staudta, na Rádio Gaúcha, Vitoria da Costa, assistente de projetos Valores na Educação da Parceiros Voluntários; professora Cláudia Campos, da Escola Mathias de Albuquerque; professora Cristine Lersch e a aluna Giulia Campos, 14 anos, ambas da Escola Prudente de Moraes.
As entrevistadas falaram sobre sua experiência com o projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania e como é importante a implantação da ação nas instituições de ensino para o desenvolvimento dos alunos e da comunidade escolar.
Veja a entrevista na íntegra:
A Tecnologia Social – Tribos nas Trilhas da Cidadania – faz parte do Programa Valores na Educação da ONG Parceiros Voluntários e tem a chancela da UNESCO. Além disso, a metodologia é certificada pela Fundação Banco do Brasil e reconhecida pelo Prêmio Itaú/Unicef. Estimula o protagonismo infantojuvenil por meio de voluntariado e a educação em valores. Com qualificações para toda a comunidade escolar – equipe diretiva, educadores, alunos e família – tem como propósito potencializar as competências técnicas, humanas e conceituais. Educar para a cidadania é buscar no cotidiano das escolas a construção de uma sociedade mais justa e solidária.