A palestra da reunião-almoço do Tá na Mesa desta quarta-feira (13) tem duas convidadas especialistas em um tema que interessa a todos os brasileiros. Maria Elena Pereira Johannpeter, fundadora e presidente da ONG Parceiros Voluntários, e Wanda Engel, experiente educadora e ex-ministra de Assistência Social e atual diretora do Instituto Synergos no Brasil, irão tratar do tema Problemas Sociais Complexos: onde está a saída?
Em sua participação, Wanda Engel, vai apresentar as Parcerias Multissetoriais como uma inovação social capaz de produzir maior impacto nas políticas públicas voltadas à transformação de problemas sociais complexos. Segundo ela, experiências como a do Pacto pela Educação do Pará confirmam o poder de impacto das PMSs. Partindo de uma situação educacional crítica, o estado conseguiu, em apenas dois anos (2013/2015), aumentar seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todos os níveis; obter o segundo maior crescimento no ensino médio, galgando quatro posições no ranking nacional; elevar sua taxa de escolaridade de 8,5 para 9,1 anos; e aumentar de 35% para 40,2% a percentagem de jovens concluintes do ensino médio.
“Entende-se como problema social complexo um conjunto de disfunções que ocorrem no seio da sociedade, identificadas e sentidas como tal, e que atingem uma grande quantidade de pessoas ou instituições. Eles são provocados por múltiplas causas, nem todas evidentes, que interagem entre si, demandando respostas intersetoriais e interorganizacionais”, explica a educadora.
Maria Elena P. Johannpeter irá apresentar no Tá na Mesa o Portal INTEGRI, uma experiência global inédita recém implantada pela ONG Parceiros Voluntários para ser uma espécie de “Google Social’’. A ferramenta utiliza a inteligência artificial do supercomputador Watson desenvolvido pela IBM. “Eu parto do princípio de que tudo que é importante e útil para o setor econômico, também é importante para o setor social. Diante disso, a Parceiros Voluntários, há dois anos, desafiou a IBM para que trouxesse para o setor social a ferramenta da inteligência artificial com o apoio de várias parcerias”, diz.
Por meio da plataforma, ao conversar com a LÉVI, avatar do Watson, o usuário explica seus interesses e necessidades na área social e logo a Lévi sai em busca de conteúdos inspiracionais, vídeos e oportunidades de trabalho voluntário organizado de forma personalizada. A ferramenta também oferece capacitação na área. No primeiro dia que entrou no ar, mais de um milhão de pedidos de vídeos na área social foram atendidos e acessos de toda parte do mundo.
“É uma grande ferramenta para quem busca o seu desenvolvimento humano ou quer conhecer mais sobre o social. Queremos contribuir para o fortalecimento do capital social e assim construirmos um país maianitário, cooperativo e ético”, complementa Maria Elena.
O que: Painel Problemas Sociais Complexos: onde está a saída?, no Tá na Mesa da Federasul
Quando: quarta-feira (13/junho) das 12h às 14h
Onde: Largo Visconde Do Cairu, 17 – 7º andar – Bairro Centro – Porto Alegre/RS
Inscrições: acesse o site da Federasul e participe