Um Brasil Melhor Conta com o Voto das Mulheres. Tema vai envolver mulheres de diferentes áreas das 13h30min às 15h30min, na próxima segunda-feira (17), no Plenário do Prédio Sede do TRE-RS (Rua Duque de Caxias, 350). O ingresso é gratuito. O encontro inicia às 13h45min com a palestra Mulheres Candidatas X Mulheres Eleitas: Paradoxos e Desafios. Neste momento a palavra estará com Céli Regina Jardim Pinto, doutora em Ciência Política e professora UFRGS, Rosane de Oliveira, colunista do Jornal Zero Hora e com Lisiane Ferrazzo Ribeiro, procuradora Regional da União na 4ª Região.
Às 14h30min será a vez do tema A Força Decisiva da Participação Feminina entrar em cena com a apresentação de Maria Elena Pereira Johannpeter, presidente da ONG Parceiros Voluntários, Daiane Piccoli e Débora Vicente, servidoras do TRE-RS e Marilene Bonzanini, corregedora e vice-presidente do TRE-RS. Para se inscrever, clique aqui.
– Expositora: Céli Regina Jardim Pinto – Doutora em Ciência Política. Professora UFRGS.
– Expositora: Rosane de Oliveira – Colunista do Jornal Zero Hora.
– Mediadora: Lisiane Ferrazzo Ribeiro – Procuradora Regional da União na 4ª Região.
– Expositora: Maria Elena Pereira Johannpeter – Presidente da ONG Parceiros Voluntários.
– Expositoras: Daiane Piccoli e Débora Vicente – Servidoras do TRE-RS.
– Mediadora: Marilene Bonzanini – Corregedora e Vice-Presidente do TRE-RS.
Evento gratuito, com certificação de 2 (duas) horas-aula, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do RS, por meio da Escola Judiciária Eleitoral do RS. Certificados serão disponibilizados no site do EducaEnfam em até 10(dez) dias após o evento.
Maria Elena P. Johannpeter, presidente da ONG Parceiros Voluntários, inicia a sua palestra A Força Decisiva da Participação Feminina às 14h30. Ao mostrar a experiência de 21 anos da ONG Parceiros Voluntários, que neste período beneficiou mais de 7 milhões de pessoas, Maria Elena também irá mostrar o impacto econômico que o setor promove na sociedade brasileira. “O Terceiro Setor, ou seja as organizações da sociedade civil, contribuem com parcela significativa do PIB brasileiro, cerca de 3,4%, ou seja 60 bilhões de reais”, diz. “Somente na base da ONG Parceiros Voluntários, 40% dos voluntários representam uma economia de 135,4 mil para o País por ano, se considerarmos que eles trabalham três horas por mês em 12 meses, pelo valor calculado de R$20 por hora de trabalho”, explica.