Durante todo o mês de março, a Parceiros Voluntários abriu suas redes sociais para apresentar, valorizar e endossar ações que beneficiam, empoderam, protegem e conscientizam sobre a igualdade e os direitos das mulheres.
O dia 8 de março é um marco para a sociedade global. O Dia Internacional da Mulher, celebrado desde 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), representa a história de luta por igualdade, respeito e representatividade. Porém, em 2021, a Rede Parceiros Voluntários decidiu ir além e comemorar durante todo o mês de março a data dando espaço ainda maior para compartilhar ações voltadas para mulheres — ou realizadas por mulheres. Por isso, a ONG abriu suas redes sociais para apresentar, valorizar e endossar ações que beneficiam, empoderam, protegem e conscientizam sobre a igualdade e os direitos das mulheres.
Segundo José Alfredo Nahas, superintendente da Parceiros Voluntários, o objetivo desta provocação era jogar luz às ações realizadas durante o mês de março que tivessem como foco as mulheres e seu empoderamento. “As respostas de Organizações Sociais, empresas e Unidades da Parceiros Voluntários espalhadas pelo país foram muito boas. Não apenas pelo engajamento em tornar públicas essas iniciativas, mas principalmente por colaborarem diretamente com o debate”, avalia.
Entre os projetos que mais chamaram atenção está a iniciativa do Lar São Vicente de Paulo, que desde 1976 ampara e abriga senhoras idosas, proporcionando assistência material, moral, intelectual, social e espiritual na cidade de Guarulhos, em São Paulo. Num contexto de pandemia, em que visitas estão restritas e a situação econômica de todo país é complexa, foi realizado um mutirão para arrecadar fraldas geriátricas e outros itens de extrema necessidade, como alimentos e material de limpeza e higiene.
Outro projeto de muita relevância apresentado nesta iniciativa foi a 4ª edição do programa “Mulheres que Inspiram”, da Rádio Independente, em Lajeado, no Rio Grande do Sul. Realizado no dia 13 de março, um sábado, a partir das 10h, o programa apresentado por Aline Silva destacou a intensa presença feminina na linha de frente do combate ao coronavírus. A enfermeira Patrícia da Rocha, do Hospital Bruno Born, em Lajeado, compartilhou sua experiência nesse mais de um ano de enfrentamento à pandemia e destacou a importância das mulheres nesse processo.
Para a Rede Parceiros Voluntários, essa conscientização deve transcender o mês de março, sendo mais um passo neste movimento contínuo de empoderamento da mulher e busca por respeito e igualdade na sociedade brasileira. Todas ações realizadas podem ser conferidas nas redes sociais da Parceiros Voluntários, como Instagram (https://bit.ly/3ffxZTu), Facebook (https://bit.ly/3ckc6Av) e Linkedin (https://bit.ly/2PtzFhc).
Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão “viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas”. A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.
Contato com a imprensa: @azpressbrasil
Aline Zanchi: aline@azpress.com.br
Eduardo Dorneles: eduardo@azpress.com.br
Telefone: (51) 98450 – 0707 – (51) 98526-1035
PORTO ALEGRE/RS
Av. Carlos Gomes, 222 – 8º andar – Boa Vista, CEP 90480-000
(51) 3378-1085 – (51) 98141-2005
CURITIBA/PR
Av. do Batel, n° 1230, Conjunto 508, edifício Batel Trade Center, Batel, CEP 80420-090
SÃO PAULO/SP
Av. Paulista, 2202 – 7º andar – CJ7 6 – Bela Vista, CEP 01310-300
(11) 3508-1991