Há 23 anos a ONG Parceiros Voluntários atua com públicos diversificados, como Organizações da Sociedade Civil (OSCs), Escolas, Governos e Empresas. Com a iniciativa privada tem desenvolvido trabalhos em seus territórios, a fim de que possam estabelecer um relacionamento baseado no diálogo e confiança com a comunidade. Isso passa diretamente pela ideia de que cada cliente, cada projeto, é único.
Por isso, essas soluções devem ser cocriadas com todos os envolvidos. E o primeiro passo para um trabalho dessa natureza é ouvir atentamente o outro. Só assim é possível identicar o seu propósito e chegar a uma solução adequada. Ao entender a necessidade do outro, inicia-se o processo de formulação conjunta de soluções. E é exatamente neste ponto de cocriar soluções que a Parceiros Voluntários fomenta um grande rede colaborativa, formada por diferentes consultores, com diferente saberes e aprendizados
É o caso de Mirian Müller, idealizadora e nome à frente da MMüller Consultoria, que é relações públicas, especialista em Marketing e Psicopedagogia Institucional e consultora da ONG Parceiros Voluntários. Apaixonada por sua atuação, ela destaca a causa e a identificação como principais motivos para esse amor. “Eu me identifico com as crenças, os valores, a missão e principalmente com o propósito da organização. Eu realmente acredito na transformação da sociedade através da responsabilidade social individual”, explica.
Outro ponto destacado por ela, são os contínuos desafios que são propostos pela instituição. “Nós não entregamos produtos prontos, ‘de prateleira’, somos desafiados a cada projeto estarmos abertos a novos parceiros, novas comunidades, novos propósitos, novos sonhos”, ela analisa e continua:
– No final, aproximamos quem quer ajudar de quem precisa de ajuda, sempre juntos na busca de soluções inovadoras. Construções estas que partem sempre do levantamento das diretrizes, interesses da empresa e perfil de suas equipes.
Em sua histórica relação com a ONG Parceiros Voluntários, Mirian assessorou empresas em Programas de Voluntariado Corporativo, Responsabilidade Social Empresarial, Inclusão, Relações com Stakeholders e Desenvolvimento de Territórios. Esse processo faz parte da dinâmica que parte da ideia de escutar o cliente, decodificar a sua necessidade, articular com diferentes agentes para cocriar soluções e por fim entregar soluções práticas que geram impacto positivo para todos.
Neste processo desenvolvido ao lado da Parceiros Voluntários, Mirian, conta que um mapeamento sobre as reais necessidades das comunidades é feito e os envolvidos são convidados para pensarem juntos as soluções dos problemas. “Com espaço para o compartilhamento e reflexões que mesclam experiências, visões de mundo e empatia para uma construção coletiva e colaborativa. Quando conseguimos também identificar as competências existentes e quais precisarão ser desenvolvidas para alcançarem propósitos e objetivos”, explica.
Como experiências positivas que seguiram esta abordagem, é possível citar projetos que estão em seu segundo ano consecutivo em atividade com parceiros como a Norsk Hydro e CMPC, em que ambos contribuem para o fortalecimento das relações com as comunidades e o desenvolvimento sustentável das mesmas. “Resultados alcançados por mergulharmos coletivamente nas necessidades, desejos, percepções e darmos voz à responsabilidade social individual e a criatividade dos envolvidos para a solução eficiente e eficaz dos problemas e necessidades mapeadas”, analisa Mirian.
Conheça mais sobre a Mirian em nosso canal do Youtube, pelo link abaixo:
Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão “viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas”. A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.
Contato com a imprensa: @azpressbrasil
Aline Zanchi: aline@azpress.com.br
Eduardo Dorneles: eduardo@azpress.com.br
Telefone: 51 35578002
Rua Eudoro Berlink 646, sala 603 – Bairro Auxiliadora – Porto Alegre.