O terceiro setor surge como apoio ao setor público.Este setor possui grande representatividade na sociedade e seu crescimento tem gerado problemas de concorrência de captação de recursos. A transparência deste setor por meio de sua prestação de contas influencia positivamente o doador e está relacionada com a quantidade de doações recebidas.
O objetivo desta pesquisa é identificar o nível de evidenciação contábil das entidades do terceiro setor participantes do projeto de Desenvolvimento de Princípios de Transparência ePrestação de Contas em Organizações da Sociedade Civil – BID. O estudo caracteriza-se como descritivo, conduzido por meio de análise documental e abordagem quantitativa. A população é composta por 76 entidades e a amostra compreendeu 15 entidades que divulgaram sua prestação de contas em seus sítios. Para coleta dos dados foi elaborado um check list composto por 63 itens, destes, 53 baseados no Pronunciamento Técnico CPC 26 e 10 itens baseados na norma NBC T 10.19. Os resultad os da pesquisa mostram que as
entidades enfatizam a evidenciação das informações qualitativas, e apresentam informações quantitativas de maneira sintética em sua maioria.
Conclui-se que o nível médio de evidenciação das entidades participantes do projeto foi de 27%, percebendo assim necessidade de estudos para apresentar as reais necessidades de evidenciação e fomentar normas específicas para o setor.