De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, em 2018, houveram 117 casos de feminicídio. Em comparação com indicadores de 2017 em que foram registradas 83 ocorrências, o número é 40,9% maior. Pensando em uma forma de conscientizar a sociedade e divulgar os meios que as mulheres podem denunciar casos de violência, a Parceiros Voluntários de Uruguaiana firmou parceria com a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) no dia 9 de abril.
Para a realização do projeto na cidade, ficaram acertadas algumas ações que terão a participação da DEAM e também a realização de uma campanha de conscientização da população. Também serão criados folders e, periodicamente, ocorrerá uma ação em local público para esclarecer a comunidade sobre dúvidas e maneiras de ajudar as vítimas de violência. Para a coordenadora da Parceiros em Uruguaiana, Giovana Petrolece Machado, é muito importante essa parceria com a Delegacia da Mulher com a Parceiros Voluntários para alertar a sociedade sobre a temática.
Ela também ressalta que este projeto é para prevenir as pessoas, principalmente as mulheres e meninas, de modo que elas possam identificar os sinais de um agressor e de um relacionamento abusivo. “Que (elas) saibam como agir no caso de sofrerem algum tipo de abuso ou violência. Importante também para identificarem os tipos de agressões, que não são apenas físicas. Identificarem estupro, que não é apenas o ato sexual consumado. Que todos nós todos saibamos como agir se escutarmos gritos e sinais de agressão no apartamento vizinho, por exemplo”, esclarece a coordenadora.
A delegada, Caroline Huber, acredita que ações que serão realizadas pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Uruguaiana em conjunto com a Parceiros Voluntários impactarão positivamente a cidade. “Nosso objetivo é cada vez mais divulgar os meios que estão à disposição da mulher vítima de violência doméstica e familiar a sair desse ciclo e a DEAM é um dos principais deles”, esclarece a responsável pela DEAM.
A primeira participação da Delegacia da Mulher de Uruguaiana será no Lançamento da Ação Tribos 2019, dia 26 de abril, no Clube Naval de Uruguaiana. A DEAM terá um estande com exposição de material utilizado pela polícia em que os estudantes e professores poderão visitar e também entenderão o trabalho realizado pela Delegacia na cidade.
Outra ação será na sexta-feira, 30 de maio. A delegada Caroline Huber, responsável pela Delegacia da Mulher, fará uma Roda de Conversa, com as meninas que integram o projeto “Baile das Princesas – Uma Noite Inesquecível”, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU) com apoio da Parceiros Voluntários. Ela falará sobre violência doméstica e violência contra a mulher.
Giovana também afirma que é importante a comunidade saber que a Parceiros Voluntários não está de olhos fechados para os crimes contra a mulher que não param de ocorrer, não só em nível nacional, mas na cidade de Uruguaiana. “Neste momento, mais do que nunca, precisamos unir esforços, dentro do alcance de cada um e de cada segmento da comunidade, para dar um basta na situação. E a parceria com a Delegacia da Mulher, através da delegada Caroline, é um presente para Uruguaiana, com esta grande oportunidade de conscientização”, garante a coordenadora da Parceiros. A delegada também celebra a parceria:
– Pela Parceiros Voluntários ser uma organização com grande atuação e credibilidade na comunidade uruguaianense temos certeza que este trabalho em conjunto será um sucesso e cada vez mais, juntos, poderemos ajudar e amparar as mulheres vítimas de violência em nossa cidade.