• Home
  • Somos a PV
    • Olá! Somos a PV
    • O que e como fazemos
    • Nossos Projetos e Soluções
    • Conheça a nossa equipe
    • Onde estamos
    • Nossa História
  • Criamos valor
    • Novidades na rede
    • Inspire-se
    • Nossos Resultados
    • Livros publicados
  • Pode Confiar
    • Nossa Governança
    • Chancelas, Prêmios e Certificações
    • Publicações
  • #SOJUNTOS
    • Como apoiar a PV
    • Quem já está com a gente

O futuro é agora

  • Home
  • Referenciais
  • O futuro é agora
4 de dezembro de 2015

Entenda como as empresas podem gerenciar a sustentabilidade interna e externamente. O que você pode aplicar à sua realidade?
Implantação, impactos, dificuldades e retornos possíveis da sustentabilidade. Entenda como as empresas podem gerenciar a sustentabilidade interna e externamente em sete perguntas e respostas.
Como definir a sustentabilidade e como suas ideias diferem umas das outras?
Considera-se sustentabilidade como um desenvolvimento econômico continuado que atenda as preocupações ambientais e sociais. Essa ideia pode levá-lo a diversas ações, partindo de um design melhor de produto, em termos de substituição de fonte energética, custos e peso até a pergunta: Como você gerencia uma organização sustentável?”
Uma “organização sustentável” treina pessoas para serem mais flexíveis, aptas a mudarem de funções dentro da companhia enquanto essa se desenvolve rapidamente. Essa é uma definição muito diferente de sustentabilidade, mas uma que poderia ter um impacto também sobre a sustentabilidade ambiental.
Quais questões em sustentabilidade teriam os maiores impactos para os negócios?
Um meio ambiente oprimido pelo carbono afetará os negócios no longo prazo. Todas as empresas, até mesmo as mais conservadoras, sabem que as leis estão a caminho. Ainda não se pagam todos os custos de certos tipos de uso de recursos, mas isso deve ser estabelecido em breve. O Protocolo de Kyoto não foi perfeito como compromisso, mas sinaliza claramente as regras para a redução de emissões carbônicas na atmosfera estão vindo. A nova Rodada de Copenhagen melhorará as coisas, espera-se.
Quais outras questões, além do carbono?
A água deverá ser um grande problema. Eis algumas estatísticas interessantes: Qual a porcentagem do mundo não tem energia elétrica? Cerca de um terço, dois bilhões de pessoas. Qual porcentagem não possui fornecimento de água limpa e tratada? Quase um terço também – e não necessariamente o mesmo terço. Esses não são problemas tecnológicos. Sabe-se como tratar a água e produzir energia elétrica. Esses são problemas econômicos e políticos. Quem paga? Como os projetos são financiados?
Há previsão de que os investimentos em sustentabilidade colocarão as empresas em desvantagem competitiva?
Não, se for gerida apropriadamente. A estratégia correta poderá tornar-se uma vantagem competitiva. O regime regulatório correto pode ajudar uma empresa a o que há de errado com eles. Se uma empresa pode fazer uma melhor gestão de resíduos, gestão de processos de gestão de entradas na fábrica e definição de quais tipos de produtos farão, isso parece mais eficiente.
Quais são os outros desafios?
É um desafio operacionalizar alguns conceitos em sustentabilidade. A empresa terá problemas se estabelecer ideias operacionais vagas e regulamentação ausente, que não tenha uma métrica bem definida.
Com a sustentabilidade é ainda mais difícil estabelecer uma métrica clara. Geralmente, quando se fala sobre sustentabilidade, fala-se sobre gestão de ciclo de vida, quer a abordagem seja ambiental ou reuso.
Observar o ciclo de vida de um produto, incluindo todas as substâncias do produto, é uma tarefa muito difícil, mas pode revelar novas maneiras de proceder. Primeiro, sempre haverá certa inércia, por conta da falta de informação. Para postos mais elevados, parece uma grande ideia, mas entre as pessoas que realmente precisam tomar decisões e trabalhar as mudanças, há resistência e incertezas consideráveis.
Quais oportunidades surgirão como resultado de prestar mais atenção à sustentabilidade?
As oportunidades virão de estruturas organizacionais melhoradas, e melhor gestão. Análises de ciclo de vida podem apontar substituições que ajudem a empresa a olhar além do horizonte.
Quais são os maiores desafios e oportunidades para a realização de esforços de sustentabilidade?
A sustentabilidade chegará com o tempo, quando a consciência ambiental e a ação não forem apenas altruístas, mas essenciais para a função de uma organização social bem-sucedida. A concepção de sucesso vai incluir o cuidado com os recursos – tanto humanos e naturais – e sobre os impactos que seus processos de produção e seus produtos terão além dos portões da fábrica.
Por Agenda Sustentável
HSM Online

Compartilhar

Soluções

EmpresaOSCVoluntárioEscolaGoverno

Acesso rápido

Onde estamos Quero ser voluntário Como apoiar a nossa causa Relatório anual Demonstrações financeiras Política Geral de Proteção de Dados Ouvidoria Perguntas Frequentes

Assine nossa Newsletter!




    Acompanhe a gente:


    Fale com a Parceiros:

    +55 51 2101 9750

    Site desenvolvido por

        Este site informa: Usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade
        Configurar CookiesAceitar todos
        Manage consent

        Visão Geral de Privacidade

        Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. No entanto, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
        Funcionais
        Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
        Performance
        Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
        Analytics
        Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
        Publicidade
        Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
        Outros
        Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
        Necessários
        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
        SALVAR E ACEITAR