24 professores da rede municipal de Palmas participaram do curso de Qualificação de Educadores da Parceiros Voluntários. A capacitação é o primeiro passo para a implantação do Programa Valores na Educação por meio da metodologia de Tribos nas Trilhas da Cidadania em cinco escolas da cidade.
As instituições de ensino ETI Daniel Batista, ETI Padre Josimo Morais Tavares, ETI Eurídice Ferreira de Melo, ETI Crispim Pereira Alencar e ETI Carolina Campelo Cruz da Silva foram selecionadas para integrarem o projeto.
Na oportunidade, os professores tiveram a oportunidade de refletirem e entenderam os objetivos de Educação para Participação Social Solidária e Voluntária, visando à formação de crianças, adolescentes e jovens como agentes mobilizadores e articuladores e sua integração à escola/comunidade com base na Responsabilidade Social Individual. Entre os temas propostos na formação estão:
a) Desenvolvimento de Potencial Humano;
b) Cenário Educacional/Missão da Educação;
c) Juventudes, Participação Social Solidária e Voluntária;
d) Proposta Educativa para Mobilização Social Juvenil;
e) Estratégias para mobilização Juvenil;
F) e planejamento.
Além do curso para educadores, os estudantes destas escolas também serão capacitados entre os dias 27 a 31 de maio. Eles também participarão de oficinas de fotografia. Ao final do projeto cultural, serão realizadas exposições fotográficas com os registros das ações dos alunos.
Além de Palmas (Tocantins), o projeto também será viabilizado em Santa Bárbara d’Oeste (SP), Vitória (Espírito Santo) e Salvador (Bahia) por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal com o apoio financeiro do Facebook.