Conectar as pessoas que desejam fazer o bem com organizações sociais que impactam positivamente a sociedade com o seu trabalho é principal objetivo da nova plataforma de voluntariado da Parceiros Voluntários. A “Parceiros Conecta” é semelhante a uma rede social e no dia 10 de abril aconteceu o treinamento da ferramenta digital em Bento Gonçalves.
Participaram da capacitação 7 organizações da sociedade civil (OSCs) realizada por Lucas Antônio de Oliveira, membro do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) da Parceiros Voluntários. Para ele, a capacitação realizada em Bento Gonçalves foi positiva e mostra que a nova plataforma de voluntariado promove de forma eficaz o encontro de OSCs e Volutários. Lucas Antônio ressalta que a Parceiros Conecta tem uma interface amigável e intuitiva e, por isso, ela consegue fazer com que todos a utilizem sem muito esforço.
Segundo o último levantamento “Outras formas de trabalho 2017” do IBGE, mais de 7 milhões de brasileiros realizam trabalho voluntário. Isto corresponde a 4,4% da população do Brasil de mais de 14 anos. Em comparação com o estudo de 2016, houve um aumento de 12,9% no número de indivíduos que exercem essa atividade.
Estar em uma rede de relacionamento em que as pessoas acompanham o perfil das organizações da sociedade civil e acessem as ações sociais, potencializa o número de cidadãos que desejam ser voluntários e não sabem como e nem onde voluntariar. Da mesma forma, proporciona as organizações um local para gestão de vagas, captação de voluntários e que tenham uma forma de criar laços com outras instituições. “Nossa nova plataforma traz consigo pontos muito importantes para nossa organização, como o mapeamento do perfil do voluntario fazendo com que, através desses dados, venhamos a gerar informações que norteiam nossas tomadas de decisões em relação a nossa atuação. E aos voluntários, a plataforma oferece uma quantidade maior de informações sobre as vagas, as instituições (contatos e região que atuam) e quais as ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) elas trabalham”, explica o representante do Escritório de Gerenciamento de Projetos da Parceiros.
Para participar como voluntário é necessário realizar um cadastro no site www.parceirosvoluntarios.v2v.net, preencher com os dados pessoais, que não serão divulgados, e indicar quais causas motivam o seu agir. Após isso, é necessário realizar a Reunião de Conscientização (RC), um encontro que ensina sobre a pratica do voluntariado e como atuar nas instituições. Esta capacitação pode ser online ou presencialmente na sede da Parceiros Voluntários em Porto Alegre.
Já as Ongs precisam cadastrar, primeiramente, o líder da instituição, ou seja, a pessoa responsável pelo gerenciamento das vagas ou da equipe de voluntários. Após isso, esta pessoa cria o perfil da organização com todos os dados atualizados e a descrição da causa social realizada. Cadastro feito, já pode ser postado as ações sociais.