Presidente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter, chega a Bahia para a entrega dos certificados para Organizações Sociais que participaram do Projeto Qualificação da Teia Social Bahia.
Maria Elena Pereira Johannpeter, presidente (voluntária) executiva da ONG Parceiros Voluntários participa da cerimônia de encerramento e de entrega dos certificados do projeto Qualificação da Teia Social Bahia em Gestão da Teia Social da Bahia. O evento ocorre na próxima sexta-feira (23 de outubro), das 9h às 10h30min, durante a programação do IV Seminário Baiano de Contabilidade para o Terceiro Setor, que acontece no Hotel Bahia Othon Palace (Av. Oceânica, 2294 – Ondina).
A ONG Parceiros Voluntários, referência nacional no desenvolvimento de metodologias para capacitação no Terceiro Setor e atuante na Bahia desde 2012, aplicou o projeto em 152 lideranças de 90 ONGs de Salvador, Camaçari, Dias D’Avila, Ituberá, Lauro de Freitas, Maragojipe, Porto Seguro, São Francisco do Conde, Saubara e Simões Filho.
A capacitação, formada por dois cursos – Desenvolvimento de Lideranças para o Terceiro Setor e Princípios para a Gestão Social Sustentável –, foi desenvolvida durante um ano, na sede da Fundação Visconde do Cairú, e somou 444 horas de treinamento, com o diferencial de oferecer 72 horas de consultoria. Nesse processo, os participantes tiveram a oportunidade de levar para suas instituições questões de planejamento estratégico e ferramentas de gestão para, posteriormente, retornar ao treinamento e promover debates e trocas de experiências, com demonstração de resultados entre as diferentes realidades de cada organização.
Em Desenvolvimento de Lideranças para o Terceiro Setor, as ONGs se capacitaram em conteúdos que trataram de temas fundamentais para a sua sustentabilidade, como a elaboração de projetos sociais, formação de redes colaborativas e voluntariado e aspectos legais das organizações. No curso Princípios para a Gestão Social Sustentável, a Parceiros Voluntários apresentou o contexto da assistência social, ferramentas de gerenciamento de projetos, redes colaborativas e introdução aos princípios de transparência e prestação de contas.
José Augusto Brito de Jesus, coordenador do projeto na Bahia, ressaltou a relevância da ação: “Foi um trabalho importantíssimo, não só para o cenário baiano, mas para o Nordeste como um todo, que carece de formação para o Terceiro Setor. Com uma qualificação maior, as demandas podem ser melhor atendidas e novas parcerias e recursos são conquistados”.
“O diferencial dessa metodologia da Parceiros Voluntários é que ela abrange conhecimentos que são aplicáveis à vida, não só profissional como também pessoal. Os integrantes do projeto tiveram contato com teorias que foram diretamente aplicadas em suas instituições. Os frequentes debates possibilitaram o compartilhamento de experiência entre todos, que aproveitaram muito bem os espaços e puderam perceber outras realidades e enxergar novas perspectivas de gestão”, acrescenta o coordenador.
Ao final da capacitação, mais de 70% dos envolvidos implementaram em suas ONGs o uso de ferramentas de gestão como o plano de ação, orçamento, fluxo de caixa e árvore de problemas. E, fundamentalmente, todos os representantes encerraram a participação com perspectivas ampliadas de aquisição de novas fontes de recursos e mais qualidade e resultados no atendimentos aos beneficiários, que superam mais de um milhão de pessoas.
O projeto Qualificação da Teia Social Bahia teve o apoio da Braskem, Gerdau, IBM e Suzano Papel e Celulose. Também contou com uma rede colaborativa formada pelo Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), Domínio Sistemas, Faculdade Maurício Nassau, Fundação Visconde do Cairú, Instituto Antônio Carlos Magalhães, Jornal A Tarde, Morya, Rede Bahia, Sindiconta e SESCAP.
Depoimentos de lideranças que participaram do projeto Qualificação da Teia Social Bahia:
“O curso me surpreendeu. Não imaginava que se tratando do Terceiro Setor fosse tão organizado e profissional. Após a capacitação eu me sinto muito mais preparada para gerir de fato a nossa organização. Aprendi através dos indicadores de risco a refazer os planos de trabalho e ter melhores resultados. Muito Obrigada, Parceiros Voluntários!” Emília Teixeira Santos – Associação Beneficente Metropolitana (71 3371-5624)
“De todos os cursos que eu participei este foi o mais importante da minha vida, está em combinação com o meu ritmo de trabalho. Aprendi muito. A equipe de professores facilitou o que eu achava difícil: administrar uma associação. É como se tivessem tirado uma venda dos meus olhos!” Euzanete Cândida Barros Ferreira – Conselho Comunitário Social e de Segurança do Centro Histórico de Salvador (71 3321-3952)
“Importante para a aprendizagem de ferramentas de gestão que contribuem significativamente no processo de gestão e amadurecimento dos projetos em desenvolvimento e a serem desenvolvidos na instituição” Zoraide dos Santos Silva – Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (71 3321-3819)