Empresas podem aportar recursos até o dia 31 de dezembro
A ONG Parceiros Voluntários (PV) aprovou recentemente junto ao Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania – Capoeira, que objetiva levar aulas de capoeira para 120 adolescentes do ensino fundamental e do ensino médio de escolas da rede pública de ensino, de Porto Alegre. Com isso, a ideia é promover a inclusão, principalmente de moradores de localidades em vulnerabilidade social, utilizando o esporte como uma ferramenta educacional complementar na formação integral dos participantes.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da PV, Daniel Santoro, a organização reconhece e promove o esporte como um meio que amplia a visão de mundo do jovem e fortalece sua identidade, contribuindo para a formação da cidadania e de valores como cooperação, empatia e responsabilidade.
“Todas essas questões têm sido trabalhadas no nosso projeto Tribos há 19 anos por meio de diferentes abordagens, como a cultura e a educação empreendedora. Por isso, entendendo o potencial do esporte enquanto meio para uma educação integral, desenvolvemos uma metodologia que alia aulas de esporte com o desenvolvimento das competências de liderança juvenil. Os conteúdos oportunizam aos adolescentes a construção de uma cultura de voluntariado visando uma participação solidária ativa, a responsabilidade social e da consciência de seu papel na sociedade, promovendo assim a reflexão e a ampliação dos conhecimentos, habilidades e atitudes para contribuírem na transformação de suas próprias realidades”, explica Santoro.
Empresas ou pessoas interessadas em fazer doações dedutíveis no Imposto de Renda podem destinar recursos que viabilizem a realização do projeto até o dia 31 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail parceria@parceirosvoluntarios.org.br.