Só em 2022, foram mais de 380 OSCs atendidas e 200 mil pessoas beneficiadas
Janeiro marcou o aniversário da Parceiros Voluntários, uma Organização Não-Governamental criada em Porto Alegre no ano de 1997. Em 26 anos de atividades, com unidades em Porto Alegre, São Paulo e 16 cidades do interior do Rio Grande do Sul, a PV já beneficiou mais de 8,8 milhões de pessoas.
Voltada para fortalecer a teia social e integrar diferentes agentes em relação a temas sociais, somente no último ano, a Parceiros Voluntários atendeu a mais de 380 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) por meio da de capacitações que visam ao desenvolvimento de melhores práticas de gestão e transparência, capacitação de equipes para temas como envelhecimento e atendimento a idosos e inovação em negócios de impacto social.
Na área da educação, foram capacitados mais de 4.200 estudantes de seis estados brasileiros. De maio a dezembro, 63 turmas de alunos, em 80 cidades, concluíram sua jornada com ações de impacto social desenvolvidas em suas comunidades por meio do projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, que foi realizado a partir de atividades que envolveram Teatro, Fotografia e Educação Empreendedora.
A PV também cocriou soluções para o relacionamento de empresas com a comunidade. O presidente do Conselho de Administração da PV, Daniel Santoro, destaca que uma das atuações da ONG é no desenvolvimento de programas de voluntariado empresarial. “A PV surgiu para fomentar a cultura do voluntariado a partir de uma visão de Responsabilidade Social Individual. Nesse sentido, em 2022, tivemos mais de 2 mil voluntários dos programas empresariais. São pessoas distribuídas em 52 municípios de 13 estados brasileiros, além de residentes na região Andina da América Latina, que impactam positiva e diretamente a comunidade em que estão inseridos”, afirma ele.
Santoro acrescenta que a Parceiros Voluntários oportunizou para 2.408 pessoas a formação para atuação cidadã e a prática do voluntariado organizado, por meio da realização de 194 ações. “Para 2023, queremos fortalecer ainda mais a cultura do voluntariado por meio de ações como uma nova Jornada do Voluntário – uma capacitação online para quem quer iniciar suas atividades como voluntário, e a divulgação de uma pesquisa sobre o novo perfil do voluntariado. Também teremos o lançamento de um documentário que apresenta três lideranças sociais muito inspiradoras ”, adianta ele.