Com o objetivo de estimular a Cultura do Voluntariado para criar uma sociedade mais justa e sustentável para todos, a Parceiros Voluntários, (PV) realiza o Desafio Voluntário, uma campanha para incentivar a prática do voluntariado e a realização de ações sociais alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O lançamento da 16ª edição do Desafio ocorre na quarta-feira, dia 28 de agosto e vai até o dia 5 de dezembro, respectivamente Dia Nacional do Voluntariado e Dia Internacional do Voluntário.
Além da campanha de comunicação e conscientização, a PV apresenta uma plataforma online e disponibiliza um e-book “Guia completo para o Desafio Voluntário”, que sugere ações de responsabilidade social individual. No link parceirosvoluntarios.org.br/desafio o usuário poderá identificar suas motivações para ser voluntário, avaliar suas competências e interesses, descobrir OSCs selecionadas que precisam de voluntários e refletir sobre sua experiência. A iniciativa também convida a todos a registrar as práticas sociais realizadas e compartilhar fotos, vídeos e depoimentos em suas redes sociais com a hashtag #desafiovoluntario2024, de forma a dar visibilidade à causa do voluntariado e estimular que mais pessoas façam parte dessa rede de solidariedade.
Dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (PNAD) realizada pelo IBGE indicam que 7,3 milhões de brasileiros doaram parte do próprio tempo para ajudar os outros em 2022. Outros estudos falam que 34% dos respondentes eram voluntários ativos no momento da pesquisa. Apesar do crescente aumento, ainda existe uma necessidade de se ampliar o número de brasileiros que realizam ações de voluntariado.
O presidente do Conselho de Administração da ONG Parceiros Voluntários, Abel Reis, destaca que o voluntariado é a causa da PV há 27 anos. “O voluntariado é a essência da Parceiros Voluntários há mais de duas décadas. Acreditamos que cada ação, por menor que seja, tem o poder de transformar comunidades e construir uma sociedade mais justa e solidária. E, é por isso, que buscamos fomentar a Cultura do Voluntariado e da responsabilidade social individual em todo o país”, defende ele.