Nos dias 2 e 3 de maio, a Parceiros Voluntários Marau realizou capacitações para a rede de ensino da cidade na sede da Associação Comercial Industrial, Serviços e Agropecuária (ACIM).
Após as boas-vindas da Gerente Executiva da ACIM – Cristine Bragança Zenni, o primeiro dia foi direcionado para 15 educadores que orientam as Tribos de Marau. Participaram as escolas Emef Afonso Volpato, Emei Criança Feliz, Emei Pedro Rigo, Emei Sonho de Criança, Eeef Herzelino Davi Bordin, Emei Mágico de Oz. Emef Honorino Pereira Borges, Emei Mundo Encantado, Emei Toca do Coelhinho, Emef Hygino Coelho Portella, IESTA e Emef Frei Wilson João.
A formação foi conduzida pela Assistente de Projetos do Programa Valores da Educação da ONG Parceiros Voluntários Maria Isabelle Agiova Tups Ghiorzi. Na oficina, foram abordados temas como a relação da Tecnologia Social Tribos nas Trilhas da Cidadania e o alinhamento com as políticas públicas e diretrizes internacionais com base nos ODS’s – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – e como desenvolvê-los nas trilhas da Educação para Paz, Meio Ambiente e Cultura. Além disso, ferramentas de planejamento do trabalho voluntário e mobilização infantojuvenil também foram trabalhados com os professores.
Na sexta-feira (3 de maio), a formação foi feita especialmente para os estudantes. A capacitação “Desenvolvimento de Liderança Juvenil” faz parte da metodologia da Ação Tribos, incentivando o jovem a ser protagonista de ações sociais no município e em sua instituição de ensino. 26 Tribeiros de várias escolas de Marau – Eeef Charruas, Emef Hygino Coelho Portella, Emef Honorino Pereira Borges, Eeef Herzelino Davi Bordin, Emef Afonso Volpato, IESTA, Emef Darvin Marosin e Emef Henrqiue Dias – participaram durante o dia de atividades realizadas pela facilitadora Isabelle que abordou temas como:
– Ei Jovem, bora transformar o mundo?
– Liderança;
– Comunicação Não Violenta;
– Mercado de Trabalho e Desenvolvimento de Competências;
– Voluntariado;
– E planejamento.
Além de Marau, a Ação Tribos nas Trilhas da Cidadania está presente em 93 cidades no estado do Rio Grande do Sul. Em 16 anos de projeto, 150 mil tribeiros participaram do maior movimento de voluntariado infantojuvenil do Brasil. 448 estudantes participaram das capacitações em 2018.
Para participar desta Tecnologia Social que faz parte do Programa Valores na Educação, a escola precisa inscrever-se no site da Parceiros Voluntários. As inscrições acontecem até 30 de maio.