Você sabe o que é sustentabilidade? Conhece a agenda 2030? Sabe o que significa a sigla ODS? 5 de junho é o dia mundial do meio ambiente. E todas estas questões estão diretamente relacionadas com a data e com o futuro do planeta. A ONG Parceiros Voluntários foi convidada para celebrar este dia palestrando sobre a temática de Voluntariado e Sustentabilidade na Advocacia-Geral da União (AGU). A formação foi realizada pela colaboradora da área de Fortalecimento da Teia da organização, Silveth dos Santos Lima que é especialista em Gestão e em Educação Ambiental.
Na capacitação, foi abordada a história da Parceiros Voluntários e como o voluntariado organizado funciona. Também foi apresentado os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis que fazem parte de uma agenda mundial estabelecidos durante a Cúpula das Nacções Unidas em 2015. Estas propostas devem ser atingidas até 2030 (Agenda 2030).
Para o chefe de Logística da AGU, Alexandre Veiga, a capacitação foi importante para conscientizar as pessoas sobre a importância do meio em que vivemos. Além disso, o colaborador da instituição ressaltou que está engajado na questão de sustentabilidade na sua rotina. “Foi importante para a gente tomar consciência da importância do meio que a gente vive, de tentar multiplicar esse conhecimento com as pessoas que nós nos relacionamos para ter um mundo melhor, uma atividade laboral melhor, na família, com amigos e os vizinhos. Enfim, para toda a sociedade”, explicou Alexandre.
Já para Gabrielle Luz, recepcionista da Escola da AGU, foi uma surpresa ver uma instituição propor formação para os funcionários. A jovem que começou a trabalhar há duas semanas no órgão ficou impactada com a palestra e decidiu modificar as suas ações. “Foi muito bom para mim, pois vou começar a me conscientizar mais sobre as coisas que eu faço. E vai ser importante para o meu futuro. Também nunca tinha pensado em ser voluntária, mas, hoje, deu até vontade de ser voluntária”, falou com alegria Gabrielle.
Da mesma forma, a administradora (cedida pela Infraero), Juliane Sandri Bolzoni, se sentiu motivada a participar como voluntária em alguma Organização da Sociedade Civil. “Eu acho que tomar uma atitude de participar em uma entidade. Eu até faço a minha parte como cidadã. A gente sempre pode fazer mais, nunca é suficiente. Eu acho que tenho que participar eficientemente de uma entidade, investir o meu tempo, naquela semana ou naquele mês, preciso me organizar”, ressaltou a colaboradora da AGU. Por ela entender que se vive em uma grande comunidade no mundo, Juliane também afirmou que se cada um fizer um pouquinho isso agrega ao todo.
Na oportunidade, cinco Organizações da Sociedade Civil com projetos sustentáveis realizaram uma feira para apresentarem os seus trabalhos. Participaram deste momento: Aldeia da Fraternidade, Clube de Reciclagem Morro da Cruz, Acompar, Grupal (Grupo de Pacientes Artríticos de Porto Alegre) e Rumo Norte.