Programa irá selecionar 20 OSCs localizadas em Porto Alegre; inscrições vão até 22/09
Buscando fortalecer as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para implementação dos Princípios de Prestação de Contas e Transparência, a OSC Parceiros Voluntários (PV), em parceria com a BTG Pactual e Fundação Telefônica Vivo, com apoio do Conselho Municipal do Idoso (COMUI) e do Fundo Municipal do Idoso de Porto Alegre realizam o programa “Educando para a Transparência”. As inscrições estão abertas para 20 OSCs até o dia 22 de setembro.
Para a realização do programa, a Parceiros Voluntários usa a metodologia de Instrumento de Maturidade em gestão, validada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Universidade de São Paulo (USP). Ele deve ser preenchido pela equipe gestora da OSC e, para cada uma das dimensões (governança, relação com usuário/beneficiário, liderança, planejamento e relação com redes colaborativas), a organização receberá uma pontuação, assim como uma classificação geral nos seguintes níveis: Nível 1 = Desenvolvimento prioritário; Nível 2 = A desenvolver; Nível 3 = Em desenvolvimento; Nível 4 = Desenvolvido.
Com o objetivo de auxiliar na melhora do processo gerencial, com transparência e prestação de contas (accountability), o curso é voltado para lideranças (dirigentes e responsáveis pelo processo de gestão ou de prestação de contas). O programa conta com atividades presenciais e virtuais, sendo composto por 80 horas de aulas online, 8 horas de consultoria individual para cada OSC, 30 horas de consultoria coletiva presencial. Ao longo do curso, também podem atividades extracurriculares, tais como palestras com especialistas, sobre temáticas pertinentes ao programa.
Para participar, as OSCs interessadas devem fazer sua inscrição por meio do site oficial da PV – acesse aqui. Como o Educando para a Transparência é voltado prioritariamente para as OSCs que já apresentam pelo menos o nível 3 de maturidade e têm um nível mais avançado em seus conteúdos, as instituições que se enquadrarem nesses níveis serão contatadas e devem assinar um termo de compromisso. Após a etapa final de validação da documentação, prevista para acontecer até dia 7 de outubro as atividades estão previstas para acontecer com as OSCs selecionadas em formato híbrido de Novembro de 2024 a Maio de 2025.
Mais informações podem ser obtidas no edital disponível em https://parceirosvoluntarios.org.br/transparencia_poa/ ou pelo e-mail falapv@parceirosvoluntarios.org.br.