A mineradora Vale realizou na manhã desta terça-feira, 3 de setembro, o Fórum: um convite ao Voluntariado Corporativo – Valorizar, reconhecer e reinventar, realizado no Palco do Auditório da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. O Superintendente da ONG Parceiros Voluntários, José Alfredo Nahas, foi mediador de um dos painéis realizados no evento que tinha como objetivo compartilhar as práticas e os desafios do voluntariado empresarial. Participaram deste painel a gerente da área de Responsabilidade Corporativa da Cummins Brasil, Soraia Senhorini Franco, a analista de Responsabilidade Social da Vale, Aline Barino, gerente de Recursos Humanos no Instituto Coca-Cola Brasil, Guilherme Oliveira e a CEO do Instituto Precisa Ser, Aline Fróes.
José Alfredo Nahas, superintendente da Parceiros, conduziu painel sobre Voluntariado Empresarial.
Na abertura do Encontro de Voluntariado Corporativo, o Diretor-Presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, abordou temas como sustentabilidade e voluntariado, propósito e causa e a importância do apoio e incentivo a liderança. Atualmente, 110 mil colaboradores atuam na mineradora, destes 8 mil são voluntários ativos. O programa de voluntariado da instituição está inserido nos pilares estratégicos da marca. Estavam participando do evento 60 representantes dos 28 Comitês de Voluntariado da mineradora.
Também participou do encontro, o sociólogo e educador colombiano, Bernardo Toro. Para o pensador, “em nossa aldeia global, enfrentamos um paradoxo incomum: ao mesmo tempo em que colocamos em risco nossa sobrevivência como espécie… Desenvolvemos todas as condições para o relacionamento e o encontro como espécie: os fundamentos da convivência específica”. Toro ressaltou que faz-se necessário sermos capazes de prever, prevenir e controlar o risco de autodestruição da espécie humana e fortalecer nosso relacionamento e autopercepção como uma única espécie que se comporta como uma família humana. E esta nova concepção de aldeia global exige uma nova ordem ética. O sociólogo destacou os valores de um novo tempo ético como saber cuidar, saber fazer transações ganha-ganha, saber conversar, o respeito e a hospitalidade.
O sociólogo Bernardo Toro com o Superintendente da Parceiros Voluntários, José Alfredo Nahas, a Coordenadora de Metodologia, Maria Inês Andreotti Pereira Lara, e a consultora da organização Miriam Müller.
Durante a tarde, o Fórum continua, com a condução pela equipe da ONG Parceiros, e acontecerão diferentes atividades, com Roda de Conversas, dinâmicas de reposicionamento estratégico do programa para o público interno da Vale.