[reverse_quote]“A ONG Parceiros Voluntários, certificada como de Assessoramento, trabalha mobilizando, articulando, formando redes com escolas, com empresas, com instituições nacionais e internacionais, das quais recebe recursos para capacitar outras ONGs, colocando o profissionalismo ao lado do idealismo.”
Maria Elena Pereira Johannpeter
Presidente (Voluntária) da ONG Parceiros Voluntários[/reverse_quote]
Em 21 anos de contribuição da ONG Parceiros Voluntários para a formação do Capital Social no Brasil (fundada em 1997), o foco estratégico da instituição evoluiu e hoje ultrapassa o voluntariado organizado. Além de mobilizar e articular uma rede que envolve mais de 100 cidades – que representam 60% da população gaúcha, é referência fundamental no País na criação e customização de metodologias que tem o grande compromisso de capacitar o Terceiro Setor para a busca da sua sustentabilidade.
Com a Missão de qualificar pessoas e instituições em gestão, transparência e prestação de contas, a ONG Parceiros Voluntários, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social de ASSESSORAMENTO – CEBAS, já há alguns anos, capacita as Organizações Sociais habilitando-as para que estabeleçam parceiras qualificadas e transparentes com os dois agentes fundamentais provedores de seus recursos financeiros: o poder público e as empresas.
Com cerca de 19 mil lideranças comunitárias capacitadas, conta com o apoio de voluntários de algumas das principais consultorias em Gestão do país. Utiliza, desde 2003, a ferramenta de gestão BSC – Balanced ScoreCard e desenvolve capacitações com os conceitos Técnico, Humano e Conceitual (THC) para as Organizações Sociais, Escolas, Empresas e comunidade em geral.
Os cursos formam gestores de organizações sociais, assessoram as Empresas na criação e implementação de seus Programas de Voluntariado Interno, conscientizam voluntários sobre o valor e a responsabilidade do exercício da cidadania responsável, propiciam aos educadores momentos de reflexão sobre Educação Social Solidária e Voluntária e estimulam nos jovens a atitude empreendedora.
A partir da visão de que o Brasil busca o atingimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2015-2030, proposto por 189 países que compõem a ONU, e que o alcance das METAS requer a união dos setores – governos, empresas, sociedade civil e universidades, a gestão qualificada do Terceiro Setor se torna imprescindível.
Com a crença de que o Capital Humano e o Capital Social são os verdadeiros patrimônios da Nação e sustentáculos dos valores da sociedade, a ONG Parceiros Voluntários, desde a sua criação, mobiliza no Rio Grande do Sul cerca de 400 mil voluntários e sensibiliza, por meio de conceitos, ações e publicações cerca de sete milhões de pessoas. Em mais de duas décadas são 2,3 mil organizações sociais conveniadas e 2,6 mil empresas engajadas à causa.
O valor do trabalho voluntário organizado é celebrado desde 2001 com o Prêmio Parceiros Voluntários. Todos os laureados, diante de uma plateia de mais de mil convidados, são exemplos de iniciativas sociais bem sucedidas, replicáveis e que podem influir em políticas públicas. O objetivo é também mostrar a força do trabalho em REDE e o seu resultado, quando diferentes segmentos de uma comunidade se unem – pessoas, escolas, empresas, poder público e cidadãos beneficiários.
Em suas contribuições para disseminar conhecimento sobre o Terceiro Setor, a instituição já lançou seis livros: Tribos – Histórias e Guias para o Voluntariado Juvenil (2004), O Quinto Poder – Consciência Social de uma Nação (2008), Participação Jovens Social – Guia de Ações (2008), ONG – Transparência Como Fator Crítico de Sucesso (2012), Tribos nas Trilhas da Cidadania: 10 anos de Voluntariado Juvenil e Ações Transformadoras (2013) e ONG – Transparência como Fator Crítico de Sucesso RS e BA (2014).
Em 2014, foi reconhecida com o Prêmio Internacional de Dubai para as Melhores Práticas – Best Practices Award Dubai International, criado em 1995 durante a Conferência Internacional das Nações Unidas. A instituição obteve o 52º lugar entre os 100 melhores trabalhos apresentados por 140 países. Apenas sete trabalhos brasileiros foram classificados e o projeto da Parceiros Voluntários foi o único na categoria Qualificação em Gestão.
Criado em 2003, o projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania – que integra o programa Valores na Educação da ONG Parceiros Voluntários– oportuniza aos estudantes de escolas públicas e privadas, dos ensinos fundamental e médio, empreenderem durante oito meses soluções para os desafios que eles mesmos identificam em suas comunidades, seguindo as trilhas da Educação para a Paz, Meio Ambiente e Cultura. Com chancela da UNESCO, a ação promove uma postura de participação social, cidadã e empreendedora, conforme orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Por meio desta metodologia, são 2,1 mil instituições de ensino mobilizadas, mais de 3 mil educadores qualificados e 4.500 estudantes capacitados. Em 2004, foi lançado o livro Tribos – Histórias e Guias para o Voluntariado Juvenil. Já em 2008 o Participação Jovens Social – Guia de Ações e em 2013 Tribos nas Trilhas da Cidadania: 10 anos de Voluntariado Juvenil e Ações Transformadoras.