Das dez escolas finalistas (em nível nacional) do 15º Prêmio Escola Voluntária, duas são do Rio Grande do Sul e adotam a metodologia Tribos nas Trilhas da Cidadania. O Colégio Ulbra São Lucas (Sapucaia do Sul/RS) e a Escola Estadual Reinaldo Cherubini (Nova Prata/RS) estão na final e aguardam o resultado que será anunciado no dia 22 de novembro, em São Paulo, no evento de premiação.
O Colégio Ulbra São Lucas desenvolve, desde 2011, o projeto Café da Manhã Solidário. Os tribeiros da escola e demais alunos do ensino médio visitam, mensalmente, a Casa Lar Abrigo Meu Refúgio, preparando o café da manhã juntamente com as crianças da casa. Além disso, são realizadas atividades educacionais e recreativas, como contação de histórias e oficinas de dança e esporte.
Colégio Ulbra São Lucas (Sapucaia do Sul/RS)
Já a Escola Estadual Reinaldo Cherubini, classificou-se com o projeto que leva o mesmo nome da instituição, englobando diversas ações realizadas no local pelos tribeiros. Uma das principais é a da Inclusão Digital, onde foram capacitados alunos tribeiros para atuar como monitores no Laboratório de Informática, auxiliando professores, colegas, funcionários e a comunidade em geral. Destacam-se também as ações da Rádio Escolar, Malotecas, Sacolas Viajantes e Doses de leitura. A escola já foi finalista outras duas vezes do Prêmio, ficando em 3º lugar em 2012 e 2º lugar em 2013. A instituição também foi uma das reconhecidas no Prêmio Parceiros Voluntários 2015 (
confira aqui).
Escola Estadual Reinaldo Cherubini (Nova Prata/RS)
O
Prêmio Escola Voluntária é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e da Rádio Bandeirantes e tem como objetivo formar, incentivar e reconhecer escolas de Ensino Fundamental e Médio, públicas ou privadas, que desenvolvem projetos de voluntariado junto à comunidade. Desde 2001, o Prêmio já recebeu mais de 5500 inscrições de projetos.