Com o prolongamento do tempo de vida, surgem novas concepções de velhice e envelhecimento. Por isso, o projeto DignIdade 60+, da ONG Parceiros Voluntários (PV), surgiu em 2022 com o objetivo de proporcionar às pessoas idosas de Porto Alegre (RS) espaços de acolhimento e reflexão sobre bem-estar e saúde, por meio da realização de oficinas temáticas em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A iniciativa segue disseminando a política pública do idoso, além de fortalecer ações e reflexões práticas sobre sua qualidade de vida.
As capacitações são realizadas pela PV e acontecem nas OSCs parceiras que atendem a pessoas idosas na capital. Entre elas, está o grupo Viva a Vida, localizado no bairro Passo D’Areia. Frequentadora assídua, dona Ironita de Fátima Orling reside próximo ao local e falou sobre a oficina de Inclusão Digital, “Ajudou bastante, pois temos o dedo nervoso que vai apertando onde não deve e desconfigura o celular. Com o encontro, tive várias dicas de como usar melhor o celular”. Para ela, o uso das tecnologias é fundamental, em especial após a pandemia, quando tudo se tornou online, “com ajuda do meu filho, que sempre me auxiliava com as tecnologias, pude conhecer pessoas de todo o Brasil e do mundo em reuniões de grupos que participo”, conta entusiasmada. Além de Inclusão Digital, o projeto aborda temáticas como Longevidade Saudável, Bem-Estar e Saúde, Narrativas Autobiográficas 60+, Comunicação não Violenta, Autonomia e Independência.
Tradicionalmente, o envelhecimento é entendido como um processo dinâmico e progressivo, onde ocorrem alterações físicas, funcionais e psicológicas. Porém, sabe-se que o perfil do idoso vem mudando consideravelmente nos últimos anos. Se na década de 90 a preocupação, aos 60 anos, era garantir a aposentadoria e uma velhice segura e tranquila, hoje essa população está se especializando, mudando de carreira, experenciando novas profissões e usando o WhatsApp para se comunicar com a família e os amigos. Estudos apontam os inúmeros benefícios da participação do idoso em grupos para a promoção da saúde e bem-estar. Afinal, o ser humano é gregário e se desenvolve melhor quando ativo e inserido em interações sociais ao longo de toda a vida.
O projeto é realizado por meio do Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre – COMUI, com patrocínio da Gerdau. Lideranças Sociais de Porto Alegre interessadas em levar essa atividade para a sua OSC devem entrar em contato pelo e-mail: teiasocial@parceirosvoluntarios.org.br
Conheça as oficinas realizadas no projeto DignIdade 60+:
“Longevidade Saudável! – Idoso Ativo”!
A oficina se propõe a trabalhar condições de saúde de idosos com 60 anos ou mais, conteúdo teórico e práticos voltados para: Saúde do Idoso – Um olhar do profissional de educação física; Exercícios fáceis que podem ser feitos em casa e no seu condomínio; Exercícios com música, com o peso do corpo, alongamentos suaves, respiratórios, descontração e relaxamento!; Exercícios simples, prazerosos e eficazes!
Carga horária: 3 horas
Narrativas Autobiográficas 60+
As oficinas promovem a sensibilização para narrativas orais ou escritas de experiências e histórias de vida pessoais, contribuindo para o fortalecimento da memória, para o exercício da criatividade, para a expressão da comunicação oral e escrita, para o exercício da capacidade de escuta do outro e para possibilidades de ressignificar experiências passadas.
Carga horária: 3 horas
Diálogo Produtivo (60 horas)
No decorrer da oficina será apresentado a Comunicação Não-Violenta, afim de identificar possíveis contribuições que esse método pode trazer para as pessoas com 60+ lidarem melhor com os conflitos que surgem no meio familiar, trabalho, entidades do Terceiro Setor, entre outras pautas pertinentes a temática.
Carga horária: 3 horas
Ferramentas Digitais Para Os Idoso
Tem o objetivo de ampliar o conhecimento a respeito das principais tecnologias que podem melhorar o dia a dia do público idoso, aumentando a sua autonomia e independência.
Carga horária: 3 horas
Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos e apartidária, criada há 25 anos no Rio Grande do Sul, com atuação em todo o Brasil. Atua com foco no desenvolvimento social sustentável das comunidades e territórios, através da cocriação de tecnologias sociais, projetos e soluções customizadas para seus parceiros – sejam eles empresas, escolas, órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e para indivíduos que desejam exercer a prática do voluntariado – gerando impacto positivo para todo o ecossistema social.