A transformação social passa pela ação de muitos atores, entre eles os professores, que assumem um papel de protagonismo nas comunidades onde atuam e são reconhecidos neste 15 de outubro. Ao longo dos seus 25 anos de atuação, a Parceiros Voluntários tem desenvolvido uma série de ações que contribuem para que docentes realizem suas atividades em sala aula, como o projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, que leva autoconhecimento, empatia, voluntariado, empoderamento e protagonismo há milhares de educadores e jovens, há mais de 18 anos.
O movimento, que atualmente ocorre simultaneamente em todo o território nacional, visa contribuir para o desenvolvimento de professores e alunos, do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a partir da participação social, estimulando que assumam um papel ativo na identificação e resolução de questões presentes no meio em que estão inseridos. Desde o início da pandemia de Covid-19, as capacitações passaram a acontecer de forma online, abordando assuntos como habilidades socioemocionais, liderança social, tecnologias digitais e práticas voluntárias. “Nosso propósito é gerar experiências transformadoras, tanto para os educadores quanto para os alunos. A vida é dinâmica e a cada ano incorporamos no programa o aprendizado de forma que possamos contribuir para o projeto de vida dos estudantes, por meio da disponibilidade e iniciativa dos professores, que se tornam verdadeiros líderes em suas escolas”, conta Daniel Santoro, Presidente do Conselho de Administração da Parceiros Voluntários.
A educadora Ana Paula, da Escola Drº Glicério Alves, de Porto alegre, acaba de concluir sua primeira participação no projeto e já aguarda as inscrições para as próximas turmas. “O que me motivou a participar de Tribos foi identificar alternativas e possibilidades para nossos alunos transformarem a realidade da nossa escola e da nossa comunidade. Eu recomendo que todos os colegas professores, que tiverem a oportunidade de participar, não percam essa chance. É muito gratificante acompanhar de perto as ações de transformação social que nossos alunos pensam e organizam”, relata.
Neste ano, no Rio Grande do Sul, sob conceito de Energia Empreendedora estão sendo desenvolvidos elementos como motivação, perseverança, identificação de oportunidades, criatividade e mobilização de terceiros para a construção de um verdadeiro empreendedorismo social. Já em 2023, será a vez das Técnicas Empreendedoras, que suscitarão o pensamento ético e responsável, a aprendizagem com a experiência, visão, conhecimento básico financeiro e econômico, planejamento e gestão, com o objetivo de finalizar a formação de lideranças sociais em Tribos Jovens Empreendedores.
De acordo com José Alfredo Nahas, superintendente da Parceiros Voluntários, o mais motivador para os educadores é o contato com metodologias ágeis para envolver alunos em projetos sociais; práticas de empatia; intensificação da rede de apoio entre professores de todo o país através de uma experiência online divertida, além de receber um certificado de 30h, com chancela da UNESCO. Ele continua: — A experiência desperta nesses professores um processo de empoderamento, no reconhecimento do seu protagonismo enquanto influenciadores das crianças e adolescentes com os quais atuam, além de terem a real noção do valor de seu trabalho e do impacto gerado na sociedade.